Resenhas

Resenha: Guerras Secretas, Jim Shooter, Mike Zeck & Bob Layton

“Raptados por uma entidade incrivelmente poderosa conhecida como Beyonder, os maiores heróis e vilões da terra são forçados a lutar entre si num planeta chamado Mundo Bélico. O prêmio aos vencedores será poder além da imaginação. Aos perdedores, restará apenas a morte certa.”

Uma saga épica lançada pela Marvel em 1984, a HQ fez tanto sucesso que algumas de suas edições chegaram a vender milhões de exemplares, algo nunca alcançado por nenhum quadrinho desde 1940. A HQ foi também a primeira a ter múltiplos personagens famosos reunidos, um ambicioso feito com grandes riscos, mas com um resultado além das expectativas.

Guerras Secretas foi inicialmente elaborada como ferramenta de marketing para uma linha de brinquedos, mas graças ao incrível roteiro de Jim Shooter e a brilhante arte de Mike Zeck e Bob Layton, ela se tornou algo bem maior. Muitas editoras tentaram alcançar o mesmo feito na época, lançando vários crossovers, mas nenhuma se igualou a Guerras Secretas.

A HQ trouxe mudanças para o universo Marvel, como o traje simbiótico do Homem-Aranha e foi considerado um marco no mundo dos quadrinhos, abrindo as portas para inúmeros crossovers feitos ao longo dos anos, como “Guerra Civil”, “Dinastia M” e “O Cerco”, hoje eles são uma tradição anual e costumam ser os mais vendidos e mais aguardados.

secret-wars-heroes

A história começa com todos os personagens já transportados através de dois construtos enormes, estruturas colossais que lembram naves, um levando os heróis e outro os vilões. Apesar de estarem espantados e alarmados, ambas as equipes começam a estudar a situação. No lado dos heróis, Reed Richards (Sr. Fantástico) começa imediatamente a acalmar o seu grupo, do outro lado, Victor Von Doom (Dr. Destino) faz o mesmo. Momentos após serem transportados eles presenciam algo incrível, bem em sua frente uma galáxia inteira é destruída como exemplo do poder de Beyonder, logo em seguida um imenso mundo é criado a partir de pedaços de outros mundos, deixando a todos perplexos, menos Galactus, o devorador de mundos. Após presenciarem tais acontecimentos uma luz forte surge no universo, uma poderosa voz ecoa nas mentes de todos:

“Eu sou do além! Destruam seus inimigos e todos os seus desejos serão realizados! Posso concretizar seus sonhos sejam quais forem!”

A voz misteriosa vem de um ser chamado Beyonder, logo reconhecido por Galactus, que imediatamente voa em direção a luz com a intenção de acabar com os planos de Beyonder, mas é repelido como uma mosca. Todos presenciam o poderoso Galactus ser jogado no planeta como um inseto e logo percebem que terão que lutar em uma guerra onde eles não sabem quem é o verdadeiro inimigo.

Guerras Secretas acabou se tornando uma grande épico no mundo das HQs, servindo de exemplo de como se deve fazer um crossover. Uma HQ repleta de ação, a cada capítulo uma surpresa e um novo desafio, vemos vilões ajudando heróis e heróis ajudando vilões, vemos o preconceito com os mutantes X-Men e como eles lidam com isso. Vemos sofrimento, drama e um tornado de emoções jogadas em uma única HQ.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...