Resenha: Searching Desirrê - Minha jornada pela liberdade, Desirrê Freitas
Beco Literário
Livros, Resenhas

Resenha: Searching Desirrê – Minha jornada pela liberdade, Desirrê Freitas

Desde que foi anunciado Searching Desirrê, eu fiquei ansioso para entender, pelo olhar da vítima, tudo o que tinha acontecido no caso do suposto tráfico humano encabeçado por Kat Torres, coach e ex-modelo, que chegou a envolver até a Yasmin Brunet na história. Me lembro de acompanhar ao vivo toda a explosão da história na mídia, toda a luta do perfil @searchingdesirre no Instagram e os posteriores desdobramentos. Mas, a pergunta que ficava era: o que realmente aconteceu nos Estados Unidos?

+ Em episódio extra de A Coach, Kat Torres dá entrevista para Chico Felitti diretamente da prisão

Chico Felitti até chegou a lançar um podcast no ano passado, intitulado de A Coach, em que ele investigava todo o passado e o background de Kat Torres até chegar na figura mística que supostamente iniciou um esquema de tráfico humano das suas seguidores. Apesar disso, a gente não tinha conseguido ouvir nenhuma delas falando sobre o caso tão abertamente, o que é compreensível, devido ao nível traumático das situações pelas quais elas foram empurradas.

Searching Desirrê, uma narrativa crua e honesta de Desirrê Freitas vem para nos explicar todas essas lacunas, mas também como uma forma de escrita terapêutica rumo à cura desses traumas. No livro, que é bem curto e de leitura fácil, com escrita popular digna de alguém que precisa desabafar desesperadamente, Desirrê nos conta um pouco da sua vida e como ela chegou em Kat Torres.

À medida em que vamos conhecendo sua história, conseguimos compreender um pouco mais todas as artimanhas sutis utilizadas pela coach para ludibriar e atrair suas vítimas. Desirrê conta que ela precisava da sua independência financeira e Kat prometia à ela, mundos e fundos. Na verdade, Torres jamais cumpriria nenhuma promessa, mas ela não abria espaço para o pensamento crítico de Freitas. Ela não dava espaço sequer para o benefício da dúvida.

Muitas pessoas podem julgar a falta de noção das vítimas, mas não deveriam. Ao ler o livro com empatia, conseguimos abrir uma porta de situações que poderiam colocar qualquer um de nós na mesma posição. A gente tá acostumado a ver pessoas como Morena e Lívia Marini nas novelas da Globo fazendo tráfico humano de uma forma escrachada, mas a gente esquece que as formas sutis e os sequestros mentais que envolvem uma situação como essa também são consideradas igualmente abusivas.

Searching Desirrê não é uma grande obra literária para que sejam feitas críticas. É um diário, um desabafo e um pedido de ajuda de uma garota que teve seus sonhos utilizados contra ela em uma situação de extrema injustiça e que hoje, longe da sua algoz, consegue observar tudo o que aconteceu com mais clareza enquanto coloca as cartas na mesa. E sinto que esse livro é a apenas a primeira carta do seu novo castelo.

É uma leitura rápida, de fácil compreensão, apesar da dificuldade de digestão e que você consegue ler em apenas um dia, em uma sentada. Tem gatilhos fortes com relação à automutilação, abuso sexual, abuso moral, abuso patrimonial, abuso psicológico, suicídio e charlatanismo. Leia com cautela.

Beconomize – Compre com desconto

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário