Sinopse: “É uma parábola que revela verdades profundas sobre mudança. Dois ratinhos e dois homenzinhos vivem em um labirinto em busca de queijo – uma metáfora para o que se deseja ter na vida: seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. Um deles é bem-sucedido e escreve o que aprendeu com sua experiência nos muros do labirinto. As palavras rabiscadas nas paredes ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse a alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal. Quem mexeu no meu Queijo? é uma leitura rápida mas suas ideias permanecerão por toda a vida.”
Quem mexeu no meu queijo? foi escrito por Spencer Johnson, de leitura rápida e perspectiva atual. Todos nós, em algum momento da vida, tivemos medo da mudança, daquilo que não conhecíamos. Imagina que você tem uma casa arrumada e um belo dia a encontra bagunçada. Está preparado para a mudança? Quem mexeu no meu queijo? te ajudará a refletir sobre, garanto que será uma leitura muito proveitosa!
Esta é uma história de mudança que acontece em um Labirinto, onde quatro personagens, dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois duendes, Hem e Haw, procuram por Queijo, para alimentá-los e fazê-los felizes. Durante dias, cada dupla com seu próprio método, corre pelo Labirinto até que em certo momento encontram o tipo de Queijo que precisam no Posto C.
A partir disso tanto os ratinhos quanto os duendes mantiveram uma rotina de todos os dias ir ao Posto C. Os ratinhos permaneceram acordando cedo todos os dias, corriam pelo labirinto e quando chegavam ao seu destino, vistoriavam a quantidade de Queijo. Já o duendes, acordavam um pouco mais tarde, pois haviam encontrado o Queijo e sabiam como ir até lá, portanto, não precisavam se preocupar mais.
Até que um dia quando chagaram ao Posto C, depararam-se com a seguinte situação: o estoque de Queijo havia acabado. O que fazer naquela situação?
Sniff e Scurry vistoriavam o estoque diariamente, sabiam que aquilo aconteceria, como estavam preparados para a mudança, buscaram por outro estoque de Queijo.
Contudo, isso não aconteceu com Hem e Haw, pois pensavam que o Queijo nunca acabaria, sentindo mais dificuldade em agir diante da mudança encontrada. No primeiro momento eles passaram pela fase de negação, esperavam que o Queijo ressurgisse, depois um deles, Haw, pela fase da aceitação e logo decidiu sair da zona de conforto e procurar novamente seu Queijo. Mesmo insistindo, Hem não saiu do lugar.
O interessante dessa parábola é que Sniff, Scurry e Haw, que não tiverem medo de se arriscar novamente pelo Labirinto encontraram um “Novo Queijo”. O Queijo é a metáfora para o que queremos na vida, seja passar na faculdade, um emprego, uma casa maior, um relacionamento, o reconhecimento, paz de espírito ou qualquer outro desejo. O “Labirinto”, por sua vez, é onde depositamos nossa energia ou que estamos.
A mudança sempre existirá, às vezes dá medo de encará-la, porém o melhor a se fazer é se adaptar. Não podemos deixar nosso “queijo” mofar ou perder o sabor.
Algumas frases motivacionais deixadas na parede do Labirinto pelos duendes ajudarão a compreender a mudança como necessidade e o porquê Quem mexeu no meu queijo? é um livro para levar por toda a vida.
“Quanto mais importante seu Queijo é para você menos você deseja abrir mão dele.”
“O que você faria se não tivesse medo?”
“Cheire o Queijo com frequência para saber quando está ficando velho.”
“Quanto mais rápido você se esquece do velho Queijo mais rápido encontra um novo.”
“Aprecie a mudança sinta o gosto da aventura e do novo Queijo.”
“Esteja preparado para mudar rapidamente muitas vezes continuam mexendo no Queijo.”
A releitura do livro, agora com mentalidade diferente, me fez encontrar novamente algo novo e útil, posso afirmar que a mudança é a responsável por isso.
Comentários do Facebook
Sem comentários