fechar
feud

Se existe uma fórmula para o sucesso, Ryan Murphy provavelmente a conhece muito bem. O cara é “dono” de algumas das séries de maior sucesso da televisão nos últimos anos, como Nip/Tuck, Glee, American Horror Story, Scream Queens e American Crime Story. E ele continua a todo vapor. A bola da vez é Feud, mais uma série antológica, pautada nas “tretas” históricas famosas. Para quem não sabe, uma série antológica traz a cada temporada uma nova história, com novos personagens. É como se cada temporada fosse uma minissérie.

A história de Feud: Bette and Joan é icônica. Na Era de Ouro de Hollywood, duas grandes atrizes estão em decadência. Joan Crawford (Jessica Lange) está sem dinheiro, e as oportunidades de trabalho estão diminuindo cada vez mais. Bette Davis (Susan Sarandon) está trabalhando num papel secundário na Broadway. Eis que surge a oportunidade das duas trabalharem juntas. É o estopim para que a rivalidade já existente entre elas pegue fogo.

O grande barato em Feud: Bette and Joan não está somente na rixa entre as duas estrelas, mas também na recriação dos bastidores do filme O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962). A constante disputa entre Joan Crawford e Bette Davis agitou os sets dos estúdios Warner Bros. e deu muito trabalho para o diretor Robert Aldrich (interpretado na série por Alfred Molina). Mas também serviu pra alavancar o sucesso do filme, que acabou se tornando um clássico da história do cinema.

Além da rivalidade histórica, Feud: Bette and Joan ainda aborda alguns temas importantes, como o machismo e o alcoolismo. Mas é quando retrata o envelhecimento das estrelas do cinema que a série reflete diretamente na vida real. Vencedora de dois Oscar, em 1983 e 1995, Jessica Lange andava esquecida nos últimos anos, até ser chamada por Ryan Murphy para o elenco de American Horror Story, em 2011, onde permaneceu por quatro temporadas.

Se Jessica Lange já se tornou figurinha carimbada de sucesso na televisão americana, Susan Sarandon encara o seu primeiro grande papel numa série de TV. E impressiona. Sua performance como Bette Davis enche os olhos pela fidelidade, desde os gestos até a voz e a maneira de falar.

Para completar, Feud: Bette and Joan ainda conta com participações de Stanley Tucci, Kathy Bates, Catherine Zeta-Jones e Sarah Paulson. A primeira temporada tem oito episódios. E uma nova temporada já foi confirmada, para contar a turbulenta relação entre o Príncipe Charles e a Princesa Diana.

Feud: Bette and Joan é exibida todo domingo, às 22h, no Fox1. Também disponível no Fox Play, um dia após a exibição na TV.

Tags : bette davisfeaturedFeudfeud bette and joanfoxJessica Langejoan crawfordRyan Murphyseriessusan sarandontelevisãotv
Marcelo Leonel

Sobre Marcelo Leonel

Paulistano, formado em Rádio e TV, apaixonado por cinema e comida mexicana, fã de Star Wars e Harry Potter, planejando dominar o mundo.

1 comentário

Responder