Atualizações

Como criar e manter um bullet journal

Janeiro já chegou e, com ele, vieram as promessas de ano novo! Que tal aproveitar e aprender a criar e manter um bullet journal e, com isso, tornar seu ano muito mais organizado¿ Há diversas formas de criar um diário desse tipo, ele pode te ajudar a controlar qualquer aspecto da sua vida, desde a quantidade de consumo de água até suas tarefas diárias. Os tópicos abaixo te ensinarão a fazer um bujo básico e, partindo das indicações, você pode adicionar os itens que forem mais importantes.

1. Caderno 

bulletjournal.com

A primeira coisa que precisará, é um caderno de pontinhos ou um de folhas quadriculadas, já que o pontilhado é, muitas vezes, difícil de ser encontrado. A base do bullet journal é a organização personalizada e as páginas irão ajudar até mesmo os mais desajeitados a manterem um diário organizado.

2. Crie um índice

Essa parte ajuda muito as pessoas que desejam anotar muitos aspectos diferentes da sua vida. Você pode pegar a primeira página e escrever, conforme vai preenchendo, o número da página do tópico. Não é necessário preencher previamente nada, conforme se vai fazendo o caderno, preenche-se o índice e faz-se a paginação.

pinterest

3. Legenda

Se você anota muitos compromissos, é uma boa ideia colocar uma legenda para diferenciar tarefas, reuniões, coisas que foram adiadas e afins. Para isso, você precisará de nada mais do que meia página para escrever as legendas desejadas.

pinterest

4. Calendário

É nessa seção que as linhas quadriculadas te ajudarão mais. Essa é, talvez, a única parte do bujo que você fará antes de utilizar propriamente. Você precisará desenhar um calendário anual, com dias e meses, em uma página inteira (ou duas, se preferir). Assim, você terá uma visão geral do ano.

pinterest

5. Future Log

pinterest

O Future Log é uma página na qual você separa as páginas em espaços e escreve os meses – assim, terá como anotar tarefas maiores previstas para cada mês que virá.

 

6. Mês

pinterest

Agora, você começa a seção dos meses. Se achar necessário, pode desenhar um calendário do mês ou pode simplesmente anotar pequenas notas e objetivos pra o mês inteiro que vem a seguir.

7. Semanas e dias

Essa parte pode parecer muito difícil para as pessoas que clamam não ter habilidades artísticas. É mais fácil do que parece! Se você quiser ter uma visão geral da sua semana, pode desenhar com uma régua (e se utilizando das linhas do caderno) linhas que separem a página em 3. Desse modo, você terá os dias prontos e pode, ainda, usar o último espaço para usar como “notas” ou “vitórias” da semana.

Se deseja algo mais simples, pode ir preenchendo dia a dia, conforme necessita, apenas anotando o dia e, quando ele acabar, separar com uma barra para o dia posterior.

8.Extras

pinterest

Além dos dias e meses, você separar uma parte para fazer diversas outras anotações. É possível, por exemplo, criar um medidor de humor, basta separar um espaço em cada dia para anotar como você está se sentindo e, desse modo, prestar mais atenção na sua saúde mental. O bullet jornal também pode ser muito útil para anotar progresso em habilidades, hábitos ou, até, organizar uma lista de livros e filmes consumidos durante o ano.

O legal do bullet journal é que pode ser feito de forma personalizada! Recomendo esse post do Buzzfeed que ensina a fazer um bujo para cuidar da saúde mental.

 

imagem destacada: carodelapapet.com

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







1 comentário

  • Responder Kalinka Carvalho 12/01/18 em 20:05

    Legal o posts os extras chamamos de coleções: livros, filmes, lugares para visitar etc. No meu blog dou várias dicas sobre como fazer o seu bullet journal 🙂

  • Deixar um comentário