Autores brasileiros na Bienal
Autores brasileiros na Bienal
Atualizações, Livros

Beco na Bienal: Especial Autores Brasileiros #11

Contemporaneidade literária e informatização das letras, é assim que os novos autores brasileiros surgem no cenário artístico literário brasileiro e conquista novos leitores a cada dia.

Houve uma época em que, para se escrever livros, se dependia de jornais (folhetins jornalísticos como nos primeiros anos do Romantismo brasileiro) para a propagação e divulgação das obras literárias. Tal processo era demasiadamente demorado, depois dos “livros” circulados no jornal é que se reuniam todos os folhetins e, formatados em espécie de capítulos, se tornava um exemplar para a venda nas livrarias da época. Sem contar que, as editoras da época eram bem limitadas, a exemplo dessa retórica, a editora Hobert Press da escritora Virgínia Woolf alguns anos mais tarde.

Sempre editando trabalhos autorais em alguns idiomas (inclusive em russo) e com moldes caseiros de publicação.
Porém, os anos se passaram e a informatização englobou o mundo literário no uso das novas tecnologias e os autores: Babi Dewet, Carina Rissi, Kel Costa, Pam Gonçalves, Paula Pimenta e Lorelay Fox utilizaram de redes sociais, sites para propagarem suas ideias e divulgações de seus livros.

Em especial, um pouco de cada escritora para representar o simbolismo de cada ótica artística que inaugura a leitura do “hoje” e enche as prateleiras das livrarias e as estantes dos leitores e leitoras vorazes que se alimentam de cada palavra escrita e refletem através de cada pensamento.

Babi Dewet
Escritora e youtuber, dona do canal Babi TV, a moça Dewet se apresenta como uma imagem diversificada de pura literariedade. Com cabelos coloridos, a escritora publicou no ano passado pela Editora Gutenberg, “Sonata em Punk Rock” (2016), compondo uma série chamada de Cidade da Música. Direto do Rio (RJ), Babi passou uma temporada da sua vida em Alto Paraíso o que só fortificou o seu idealismo e convicção de arte e cultura meio que cósmica e transcendental pelo rock, O Mundo de Sofia e a saga Harry Potter. É autora dos sucessos: Série – Sábado à noite (livros I, II e III) e Um ano inesquecível (2015).

Carina Rissi
Com mais de 250 mil livros vendidos, Rissi encanta seus leitores com temas amorosos. Em sua biografia consta que a jovem escritora é fascinada pelas palavras de Jane Austen e o que mais a interessa é uma categoria bem específica do Amor, Rissi é instigada pelos “amores impossíveis” (corajosa, não?). É autora dos sucessos: Perdida (2013) – com cem mil cópias vendidas, Encontrda (2014) e outros oito livros.

Kel Costa
De interpretação cênica para a escrita, Kel Costa foi primeiramente reconhecida por suas fanfics da saga Crepúsculo (2008), de Stephenie Meyer. Conquistando seguidores e leitores e também apelidando-os carinhosamente de “calos fofos”, a escritora conseguiu ultrapassar as fanfics e inaugurar no cenário literário brasileiro com Fortaleza Negra (2013), pela Editora Jangada. A autora já possui outros projetos e outras criações em andamento.

Paula Pimenta
Mineira, Paula Pimenta sempre gostou de ler e escrever. Estudou Música, Publicidade e Teatro trazendo todas essas artes moldando o seu eu-escritor. É autora dos livros (que são uma série, na verdade): Fora de série e Fazendo meu filme, que também possui uma versão HQ. Essa grande artista não só escreve, como também compõe! Paula possui as composições: Pista (1998), Qualquer clichê (2007) e Sem pressa de acabar (2008) e algumas outras.

Pam Gonçalves
Youtuber e escritora, Pam começou com um blog e depois migrou para a plataforma do Youtube com o objetivo de compartilhar suas experiencias literárias e vlogs. Sobre o seu livro Boa Noite (2016), Pam escreveu em seu canal que o seu escrito aborda as mudanças na vida de uma jovem ao entrar em uma faculdade. Teve uma participação na coletânea O Amor Nos Tempos de #Likes. Com mais de duzentos mil inscritos no canal, Pam conquista seu público com várias dicas de escrita, recomendações literárias e com tudo que escreve.

Lorelay Fox
Com mais de trezentos mil inscritos em seu canal no Youtube – “Para Tudo”, Lorelay Fox, é uma drag queen que compartilha através de vídeos os seus pensamentos e a realidade do preconceito vivido pelos representantes de uma minoria social que ainda luta pelos seus direitos. Participou da publicação “Over the rainbow – Conto de Fadxs” (2016), publicado pela Editora Outro Planeta, apresentando ao público leitor as possibilidades de os contos de fadas serem reconhecidos por uma ótica contemporânea. Personagens homossexuais e travestis, madrasta malvada e religiosa.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário