Beco Express: Novo evento de South Park, Panorama da Arte Brasileira e mais
Divulgação
Atualizações

Beco Express: Novo evento de South Park, Panorama da Arte Brasileira e mais

No ‘Beco Express’, você encontra uma mistura de informações sobre tudo o que nos interessa! Notas rápidas sobre livros, filmes, séries, teatro e tudo que é pop na cultura. Venha conferir as informações que mostram o que está acontecendo na arte, no entretenimento e na criatividade.

+ Beco Express: Grecco Buratto no Brasil, Festival Artes Vertentes, cinema italiano e mais!

Paramount+ anuncia novo evento de South Park

O Paramount+ divulgou o próximo evento exclusivo de SOUTH PARK, que estreia dia 03 de novembro, sexta-feira, na plataforma de streaming. Os outros quatro eventos exclusivos de SOUTH PARK são SOUTH PARK: PÓS-COVID, SOUTH PARK: PÓS-COVID: A VOLTA DA COVID, SOUTH PARK GUERRAS DO STREAMING e SOUTH PARK GUERRAS DO STREAMING PARTE 2, todos estão disponíveis exclusivamente no Paramount+.

Neste novo evento de SOUTH PARK, os sonhos perturbadores de Cartman prenunciam o fim da vida que ele conhece e ama. Os adultos da cidade também enfrentam decisões da vida, pois a chegada da inteligência artificial está virando o mundo deles de cabeça para baixo.

Em 2022, SOUTH PARK comemorou o 25º aniversário de sua estreia no Comedy Central, em 13 de agosto de 1997. Stan, Kyle, Cartman e Kenny foram vistos pela primeira vez no curta de animação “The Spirit of Christmas”, e a partir daí lançados na história da televisão. Os co-criadores Trey Parker e Matt Stone são produtores executivos, junto com Anne Garefino e Frank C. Agnone II. Eric Stough, Adrien Beard, Bruce Howell e Vernon Chatman são os produtores. Christopher Brion é o diretor criativo do South Park Digital Studios.

Com base no extenso acordo da MTV Entertainment Studios com os co-criadores Matt Stone e Trey Parker, SOUTH PARK foi renovado no Comedy Central até 2027, trazendo a série com roteiro mais longo da televisão a cabo para uma 30ª temporada sem precedentes.


MAM São Paulo anuncia curadoria e tema do 38º Panorama da Arte Brasileira

O Museu de Arte Moderna de São Paulo anuncia Germano Dushá e Thiago de Paula Souza como curadores do 38º Panorama da Arte Brasileira, que será exibido entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. O título desta edição, Mil graus, indica o objetivo da curadoria em traçar um horizonte multidimensional da produção artística contemporânea do Brasil, a fim de elaborar criticamente a realidade atual do país sob o senso de urgência e a capacidade de transformação do que eles denominam um “calor-limite” – temperatura em que tudo derrete, desmancha e se transmuta.

“O Panorama da Arte Brasileira é uma mostra fundamental na história do MAM e um marco na história da arte do país. A cada edição, a exposição bienal apresenta projetos que contribuem para o debate de questões latentes da arte contemporânea”, comenta Elizabeth Machado, presidente do MAM São Paulo.

Cauê Alves, curador-chefe do museu, conta que a seleção do projeto curatorial para o 38º Panorama da Arte Brasileira do MAM foi um processo debatido na Comissão de Artes do MAM. “Convidamos diversos curadores para apresentarem propostas. Depois de nos reunirmos com elas em mãos, escolhemos Mil graus para ser executado. Trata-se de um projeto que nos convida a refletir sobre a arte e o mundo contemporâneo a partir de condições extremas, tanto no sentido de questões históricas e sociopolíticas, como também em relação a discussões ecológicas e tecnológicas”, ele explica.

Mil graus
O título escolhido pela curadoria desta 38ª edição parte de uma expressão coloquial que pode assumir múltiplos significados a depender do contexto, mas que invariavelmente funciona como índice de elevada intensidade. Em texto de apresentação sobre o projeto, Germano Dushá e Thiago de Paula Souza explicam que “como mote, a ideia de uma temperatura oposta ao zero absoluto, uma temperatura máxima intransponível, cuja incidência resulta numa agitação molecular total, ou seja, capaz de derreter qualquer matéria existente, serve como ponto de imaginação para pensar contextos com alta taxa de variação ambiental e situações envolvendo processos de combustão, eletricidade e atrito. Nesse sentido, o projeto orienta-se pelo interesse por formulações ligadas à experimentação, ao risco intenso, às situações radicais, às condições extremas marcadas pelo calor — metafísico, metafórico e climático —, e aos estados — da alma e da matéria — que nos põem diante da transmutação como destino inevitável e imediato”.

O corpo da mostra – que será anunciado em março de 2024 – vai reunir artistas que abordam, de modo singular ou subjetivo, questões históricas, sociopolíticas, ecológicas, tecnológicas e espirituais.

Os curadores
Natural de Serra dos Carajás (PA), Germano Dushá é curador, escritor, crítico e agente cultural. Graduado em Direito (FGV-SP) e pós-graduado em Arte: Crítica e Curadoria (PUC-SP), ele vive e trabalha em São Paulo. Sua pesquisa traz o cruzamento entre estética, crítica e tradições esotéricas, e sua prática assume múltiplas formas — em experimentações curatoriais, literárias e hipermídias — para investigar imaginários sociais, e a energia ligada às experiências subjetivas radicais e aos processos de transmutação. Ao longo de sua trajetória, vem colaborando com instituições, galerias e publicações em diferentes países. Entre as exposições mais recentes em que assinou curadoria, estão Esfíngico Frontal, da Galeria Mendes Wood DM (São Paulo) e Arqueia mas não quebra, da Almeida & Dale (São Paulo), ambas de 2023; Calor Universal, na Pace Gallery (Hamptons) e Semana sim, Semana não, da Casa Zalszupin (São Paulo) em 2022; e A Hora Instável, na Bruno Múrias (Lisboa), em 2019. Atualmente é coordenador do Fora, organização pluridisciplinar fundada em 2018 que trabalha com projetos culturais e estratégias institucionais.

Thiago de Paula Souza. Curador e educador, sua pesquisa perpassa o desejo de ampliar e reelaborar o formato expositivo, e a potência da arte contemporânea e da educação ao repensarem o passado e produzirem novos códigos éticos. A prática de Thiago cruza diferentes configurações de conhecimento e poder, articulando a construção de infraestruturas para imaginar um mundo em que a violência não é mais seu fundamento. É formado em Ciências Sociais pela Unesp e doutorando pela HDK-Valand na Universidade de Gotemburgo, Suécia. Entre os projetos institucionais em que já atuou, estão While We Are Embattled (2022), do Para Site, em Hong Kong, onde foi co-curador; e Atos de revolta, no MAM Rio; integrou equipes curatoriais da 3ª edição da Frestas — Trienal de Artes (2020 – 2021), organizada pelo Sesc São Paulo; We don’t need another hero — 10ª Bienal de Berlim (2018); e foi consultor curatorial da 58ª Carnegie International (2012/2022). Atualmente colabora em um programa de pesquisa curatorial com Vleeshal, na Holanda, e integra o comitê de curadores da Ners Foundation.

Sobre o Panorama da Arte Brasileira do MAM São Paulo
A série de mostras Panorama da Arte Brasileira foi iniciada em 1969 e coincidiu com a instalação do MAM São Paulo em sua sede na marquise do Parque do Ibirapuera. As primeiras edições do Panorama marcaram a história do museu por terem contribuído direta e efetivamente na formação de seu acervo de arte contemporânea. Ao longo das 37 mostras já realizadas, o Panorama do MAM buscou estabelecer diálogos produtivos com diferentes noções sobre a produção artística brasileira, nossa história, cultura e sociedade. Realizado a cada dois anos, sempre produz novas reflexões acerca dos debates mais urgentes da contemporaneidade brasileira.

Sobre o MAM São Paulo
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.


Prime Video divulga trailer e cartaz de O Primeiro Natal Do Mundo

O Prime Video divulga hoje o cartaz oficial e o trailer de O Primeiro Natal do Mundo, filme Original Amazon protagonizado por Ingrid Guimarães, Lázaro Ramos e Fabiana Karla. O longa estreia dia 8 de dezembro e será a mais recente adição à assinatura Prime. Membros Prime no Brasil desfrutam de economia, conveniência e entretenimento, tudo em uma única assinatura.

O trailer de O Primeiro Natal do Mundo mostra o que acontece quando uma das crianças da família Pinheiro Lima deseja que a celebração desapareça para sempre. O pedido é atendido e a família, formada por Pepê (Lázaro Ramos), um professor de história viúvo e pai de duas meninas, e sua nova esposa, Tina (Ingrid Guimarães), uma chefe de cozinha divorciada e mãe de dois filhos, enfrenta diversas confusões e aventuras ao unir esforços para recriar a data, suas tradições, valores e o verdadeiro significado da celebração.

Com Ingrid Guimarães, Lázaro Ramos e Fabiana Karla, o elenco ainda conta com os jovens atores Igor Jansen, Theo Matos, Valen Gaspar e Yasmin Londuik, Stella Miranda, além de Cézar Maracujá, Wilson Rabelo e participação especial de Rafael Infante. Dirigido por Susana Garcia e Gigi Soares, o filme tem o roteiro assinado por Susana Garcia, Alessandra Ruiz, Guilherme Ruiz, Carolina Minardi, Leandro Soares e Júlia Lordello. A produção é de André Carreira.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário