Ziraldo faz 91 anos: Relembre algumas obras do criador de O Menino Maluquinho
Divulgação
Livros

Ziraldo faz 91 anos: Relembre algumas obras do criador de O Menino Maluquinho

Em 2023, o pai do adorável “Menino Maluquinho” celebra mais um ano de vida, mas Ziraldo Alves Pinto é muito mais do que um simples aniversariante! Ele é um talentoso cartunista, pintor, escritor, dramaturgo, poeta, cronista, apresentador e jornalista. Sua trajetória é marcada por uma dedicação incansável à criação de personagens cativantes, versos envolventes e histórias que transcendem gerações.

+ Hoje é o dia Nacional da Literatura Infantil Brasileira

Ao longo de sua carreira, ele acumulou um catálogo de mais de 130 livros publicados, sendo que suas obras ganharam destaque internacional ao serem traduzidas para uma variedade de idiomas. Além disso, suas criações encontraram espaço em renomadas revistas ao redor do globo.

Em razão da data, 24 de outubro, a BibliON – biblioteca digital gratuita de São Paulo em parceria com o Beco Literário,  convida todos a explorarem as obras diversificadas e cativantes de Ziraldo, um verdadeiro tesouro da cultura brasileira, que continua a encantar e inspirar pessoas de todas as idades com sua criatividade e talento inigualáveis. Confira:

O menino da Terra – Ziraldo

Este é o terceiro livro da série Os Meninos dos Planetas, que se iniciou com O Menino da Lua. Ziraldo completou-a em 2018, quando escreveu e ilustrou a história do Menino de Plutão, completando um total de dez livros. São escritas em prosa – como esta – e outras com métrica e rimas. E esta é a história de Nan: para poupá-lo da iminente destruição da Terra, o pai do menino dá a ele uma nave espacial com os suprimentos necessários para uma longa viagem pelo espaço. Ao voltar para a Terra, depois de brincar de esconde-esconde entre asteroides e correr atrás de cometas, o menino se depara com uma triste realidade.

O Livro do Não – Ziraldo

Vamos combinar uma coisa: é muito legal ter liberdade, poder fazer o que você gosta, poder dizer aquilo que pensa. Mas tem hora que o pessoal exagera. Tem hora que alguém precisa dar uma cutucada no outro e dizer “não”. O Menino Maluquinho, que sabe das coisas, dedica este livro a todos os que não têm medo nem de dizer nem de ouvir “não”.

Flicts – Ziraldo

Tudo tem cor. O mundo é feito de cores, mas nenhuma é Flicts. Uma cor rara, frágil, triste, que procurou em vão um amigo entre outras cores, que não encontrou um lugar para ficar. Abandonada, Flicts olhou para longe, para o alto, e subiu, para finalmente encontrar-se. Para comemorar os 50 anos de Flicts, é lançada esta edição comemorativa, fac-similar à primeira edição, acompanhada de comentários de grandes amigos de Ziraldo e importantes nomes da literatura e da arte brasileira, como Rachel de Queiroz, Millôr Fernandes e o primeiro editor do livro, Fernando de Castro Ferro. A crônica escrita por Carlos Drummond de Andrade no dia do lançamento do livro está na íntegra nas páginas iniciais da obra, trazendo a opinião do poeta sobre essa obra-prima de Ziraldo.

O Planeta Lilás – Ziraldo

Era um bichinho tão pequenino, que não podia ser visto nem com uma lente de aumento. Ele queria conhecer algo mais além de seu monótono Planeta Lilás. Construiu então uma nave espacial, e saiu numa aventura cheia de surpresas e descobertas. Acabou descobrindo que, na ânsia de desvendar o Universo, saiu sem olhar para trás, sem saber como era o lugar onde vivia. Este é um poema de amor ao livro e mostra que este objeto é maior do que o Universo, pois este cabe inteirinho dentro de suas páginas. “A curiosidade que impulsiona a aventura, a ideia que ilumina o caminho, a descoberta de algo novo e o desejo de compartilhar aquilo que se descobriu. Esse seria um resumo sintético de O PLANETA LILÁS, ou de seu autor? Impossível definir o limite entre criador e criatura, quando ambos se misturam em um mesmo espaço sideral chamado Poesia. A alma da palavra revelada não pelo seu som, mas por seus contornos e espaços em branco, convida para um mergulho, uma viagem iniciada na letra “a”. Ziraldo, na verdade, faz aqui uma declaração de amor ao livro e à matéria de que ele é feito.” – Guto Lin

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário