A série norueguesa, que estreou em 2015, conta com apenas 4 temporadas finalizadas e se tornou febre entre os adolescentes. A trama relata a vida de jovens moradores de Oslo, capital da Noruega, e a cada temporada traz um personagem como protagonista, nos mostrando um pouco mais sobre os seus dramas individuais.
Cheia de simbolismos e diálogos icônicos, SKAM trata de questões relacionadas à sexualidade, religião , abuso, feminismo e transtornos alimentares, assuntos considerados, por muitos, como tabu. E, mesmo tendo como pano de fundo a adolescência norueguesa, os fãs do mundo inteiro conseguiram se identificar com os personagens e atores da série.
Na primeira temporada, conhecemos a Eva Mohn, uma menina que se vê isolada após começar a se envolver com Jonas, o namorado de uma de suas amigas. Posteriormente, somos apresentados a outros personagens como Noora, Isak e Sana, os protagonistas das temporadas seguintes, cada um com uma questão pessoal diferente. Uma das curiosidades da série é que os personagens podem parecer diferentes em cada temporada, pois é retratada, também, a visão que o protagonista tem das outras pessoas e do mundo ao seu redor.
https://www.youtube.com/watch?v=9W_kw99jQ5M&t=2s
A proporção foi tanta que, hoje, já existem 6 versões estrangeiras sendo produzidas em países como Itália, Estados Unidos e Holanda. A série, que tem como roteirista e criadora Julie Andem, rompeu as barreiras do idioma e alcançou jovens do mundo todo ao fazer forte uso das redes sociais, nas quais cada personagem possui um perfil que era atualizado conforme a história evoluía. Além disso, eram liberados teasers e trailers das temporadas no site da NRK, que é totalmente interativo, contendo, inclusive, os episódios completos.
Mais informações sobre a série, legendas em português e suas produções em outros países podem ser encontradas na fã page brasileira e no grupo ligado à página do facebook.
Comentários do Facebook
Sem comentários