Pantanal
Atualizações, Livros

Uma aventura no coração do Pantanal

Um dos principais nomes da fotografia de natureza do Brasil, Ricardo Martins conta como foi a sua expedição para produzir Pantanal, livro que será lançado em São José dos Campos no dia 13 de abril

Um dos principais nomes da fotografia de natureza e cultura do Brasil, Ricardo Martins lança seu livro “Pantanal“ no dia 13 de abril em São José dos Campos, em evento na loja P1 Motorsports, no Jardim Aquarius. O livro traz imagens que servem de alerta para a preservação do meio ambiente e foram feitas em uma expedição de 50 dias, um ano após os incêndios de 2020 que consumiram cerca de 30% da fauna e da flora local.

O evento tem apoio da Veibras, principal concessionária Chevrolet do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e da P1 Motorsports. O patrocínio é do Grupo Comolatti.

“Minha expectativa com o lançamento é bem grande. Foram dois anos sem fazer lançamentos físicos e falar de Pantanal para mim é extremamente emocionante e importante. Meu pai é pantaneiro, passei grande parte da infância por lá e isso me inspirou a ser quem eu sou hoje. Primeiro entrou a natureza na minha vida e depois a fotografia. Viajar 50 dias pelo Pantanal, reviver e lançar um livro desse tipo é uma felicidade gigantesca, tanto que dediquei a obra aos meus pais. Quero ver as pessoas enxergando o Pantanal pelas minhas lentes, como eu enxergo”, disse o autor do livro.

Para a produção das fotografias, Martins cruzou o Pantanal utilizando diversos meios de transporte –automóveis, barcos, avião, quadriciclos e até cavalos. Aí entrou o apoio decisivo da Veibras e da P1 Motorsports nessa aventura. Trilhas e terrenos acidentados foram vencidas graças ao uso de uma S10 4×4, cedida pela Veibras. Áreas alagadas, corixos e rios foram cruzados utilizando um Seadoo, motonáutica jet fish pro, da P1.

“A Veibras é uma parceira de longa data e usar a S10 4×4 é uma ferramenta tão importante quanto a minha câmera. Para produzir esses tipos de fotografia, chegar nos lugares é complicado e, por isso, digo que ele já faz parte da minha mochila. O conforto que o carro me deu em longas horas de viagem foi indispensável para a qualidade do trabalho”, disse o fotógrafo.

Ferramentas que foram essenciais para que ele cumprisse a missão número 1 da expedição: fotografar uma onça, um dos animais símbolo do Pantanal.

“Com a P1 e a Seadoo, foi um novo desafio, já que a minha missão era de fotografar a onça que hoje, é a capa do livro. Fiz curso, tirei carta náutica, fiz treinamento e fui para o Pantanal acreditando que ainda precisaria de alguns dias até me acostumar e a onça aparecer. Logo no primeiro dia, no meio do rio Cuiabá, um lugar selvagem, com troncos e bancos de areia, a onça apareceu de ‘supetão’ e consegui fazer a foto”, conta Martins.

“Brinco que a onça foi muito gentil comigo. Ela apareceu de surpresa, eu consegui controlar a Seadoo, arrumar a câmera e fotografar. Ela esperou o tempo exato para eu me acostumar com as condições e disparar. Por isso, virou capa do meu livro e até minha tatuagem no braço, de tão importante que foi esse encontro para mim”, revelou ele.

O autor

Nascido em São José dos Campos, Ricardo Martins é um dos principais nomes da fotografia de natureza e cultura do Brasil. Jornalista de formação, é autor e editor de onze livros de fotografia, entre eles, “A Riqueza de um Vale” premiado com o Jabuti de 2012. Além disso, é sócio-fundador da RM Produções, produtora pela qual lança seus projetos. Em seu último livro, “Cafés da Mantiqueira”, Ricardo retratou de forma poética as belezas das plantações de cafés especiais da Serra da Mantiqueira, o esforço dos trabalhadores rurais e homenageia um dos grãos mais exportado do Brasil.

SERVIÇO

Data: 13 de abril. Horário: 19h. Local: loja P1 Motorsports, avenida Engenheiro Florestan Fernandes 500, Open Mall, Jardim Aquarius, São José dos Campos (SP). Apoio: Veibras, P1 Motorsports. Patrocínio: Grupo Comolatti. Venda do livro: https://bit.ly/LivroPatanal

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário