Livros, Resenhas

Resenha: Perigosa Amizade, Gisela Bacelar

Para fãs de Gossip Girl, o volume zero da elogiada série independente Perigosa amizade, que conquistou mais de 40 mil seguidores no Instagram. Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos.
Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: “Ei, você quer ser minha amiga?”. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim.
Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho… Mas Matheus não é “todo garoto”. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo.
Como – e quando – seus caminhos irão se cruzar? Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.

O Começo, esse é o subtítulo do livro de Gisela Bacelar, publicado pela Editora Planeta. “Perigosa Amizade” (2017), é um retrato fiel da realidade vivida pela geração Y, geração de jovens que precisam lidar com vários questionamentos como: primeiro beijo, virgindade, relacionamento familiar e vida online (redes sociais). Dentro da narrativa, participamos das histórias de alguns adolescentes e acompanhamos o crescimento e amadurecimentos de muitos deles.

Perigosa Amizade vai além do âmbito descritivo de uma obra ficcional e a conduta mimética faz com que, o leitor, reflita sobre o comportamento de jovens brasileiros e como cada personagem se apresenta a cada adversidade vivida.
Teria uma melhor resposta para dar a sociedade ao ser acusado de dormir com a namorada de outro? Teria eu coragem de me declarar para o meu melhor amigo? O que posso fazer para melhorar o meu relacionamento com o meu pai?

No desenvolvimento da trama escrito por Gisela Bacelar, é percebido os estereótipos sociais escolares: os populares, a classe nerd marginalizada, os atletas e aqueles que fingem ter uma vida social agitada só para saírem bem e se enturmarem com os “famosinhos” do colegial.

“Nós teremos sorte se nos encontrarmos outra vez…”
Era uma questão de tempo e de vários desencontros.

O livro é tão realístico, que até mesmo as batalhas travadas em redes sociais são retratadas. Não tem como falar de jovens contemporâneos sem citar os perfis de redes sociais e a busca incansável por curtidas e reconhecimento. Todos almejam a popularidade.

Poucos querem só ser felizes, de forma simples e nada mais.

O leitor se envolve com as ambições de Melissa, a simplicidade de Roberta, com os sonhos de Matheus, a frustração de Gabriel e a indecisão de Denis. Cada personagem lutando uma guerra interna que é bem representativa de todos os jovens.

Sobre a linguagem, só elogios. De forma simples e direta, a escritora alcança o entendimento de todas as idades sem perder o foco. Resumindo, uma ótima leitura e uma baita reflexão.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário