Resenhas

Resenha: Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Jogos Vorazes foi meu passaporte de entrada no mundo dos distópicos e, a primeira série que me apaixonei e indiquei para os meus amigos, já que eles sempre me indicavam antes, as outras. Li quando o primeiro filme estava passando no pay-per-view, eu já havia o assistido antes, no cinema, mas fiquei meio “o que foi isso?” já que não entendi a história de primeira, só no filme.

Bom, o livro conta a história da nação de Panem, que surgiu após o fim da América do Norte, e é dividida em doze distritos (treze, no passado, conforme descobrimos depois), todos comandados pela Capital.

Devido a uma rebelião do passado, a Capital demonstra seu poder sobre o resto do país, que é gradualmente carente, isto é, o distrito 1 é o mais rico e o 12, o mais pobre, realizando anualmente, os Jogos Vorazes, um reality show transmitido para todo o país, onde, cada distrito envia um casal de adolescentes ou crianças, que são obrigados a lutar até que apenas um, de todo o rol de participantes, sobreviva.

Katniss Everdeen é uma garota que vive no distrito 12, com a mãe, emocionalmente instável em alguns momentos devido a morte recente do marido, e com sua irmã mais nova, Prim, que se inscreverá pela primeira vez nos Jogos Vorazes, e obviamente, está nervosa com a possibilidade de morrer em uma arena caso seja escolhida.

Katniss, sustenta a família como pode, ultrapassando os limites do distrito para caçar com seu melhor amigo Gale, e faz o que pode, vendendo o que consegue no mercado negro para comprar os utensílios que precisa.

É então, que chega o Dia da Colheita, que é quando são escolhidos os participantes que serão enviados para os Jogos Vorazes e, no que parece ser um golpe extremamente rápido, Prim é escolhida, e sua irmã, sem conseguir raciocinar direito, se voluntaria para ir em seu lugar. Katniss irá para a arena com Peeta Mellark, um garoto que é filho do dono da padaria do distrito, que é consequentemente pouco mais afortunado que Katniss, na medida do possível.

É neste contexto que se desenvolvem os clímax múltiplos que o livro apresenta a cada página, incluindo a estadia de Katniss com Peeta na Capital, os treinamentos com os outros tributos, de outros distritos, e a amizade cultivada dentro da arena entre os dois tributos do distrito 12, que passa a ser considerada um ato de rebelião contra a Capital no final dos Jogos, e seu posterior romance ensaiado para as telas da Capital.

Jogos Vorazes é, para mim, um livro clássico, de um gênero que sou apaixonado e indico para qualquer um, tanto livro, quanto filme. Eu particularmente, gostei da adaptação, na íntegra, incluindo a escolha do elenco, que para mim, não poderia ter sido melhor, é um livro com grandes ensinamentos, para aqueles que sabem como aproveitá-los.

     

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...