Jogos Vorazes foi meu passaporte de entrada no mundo dos distópicos e, a primeira série que me apaixonei e indiquei para os meus amigos, já que eles sempre me indicavam antes, as outras. Li quando o primeiro filme estava passando no pay-per-view, eu já havia o assistido antes, no cinema, mas fiquei meio “o que foi isso?” já que não entendi a história de primeira, só no filme.
Bom, o livro conta a história da nação de Panem, que surgiu após o fim da América do Norte, e é dividida em doze distritos (treze, no passado, conforme descobrimos depois), todos comandados pela Capital.
Devido a uma rebelião do passado, a Capital demonstra seu poder sobre o resto do país, que é gradualmente carente, isto é, o distrito 1 é o mais rico e o 12, o mais pobre, realizando anualmente, os Jogos Vorazes, um reality show transmitido para todo o país, onde, cada distrito envia um casal de adolescentes ou crianças, que são obrigados a lutar até que apenas um, de todo o rol de participantes, sobreviva.
Katniss Everdeen é uma garota que vive no distrito 12, com a mãe, emocionalmente instável em alguns momentos devido a morte recente do marido, e com sua irmã mais nova, Prim, que se inscreverá pela primeira vez nos Jogos Vorazes, e obviamente, está nervosa com a possibilidade de morrer em uma arena caso seja escolhida.
Katniss, sustenta a família como pode, ultrapassando os limites do distrito para caçar com seu melhor amigo Gale, e faz o que pode, vendendo o que consegue no mercado negro para comprar os utensílios que precisa.
É então, que chega o Dia da Colheita, que é quando são escolhidos os participantes que serão enviados para os Jogos Vorazes e, no que parece ser um golpe extremamente rápido, Prim é escolhida, e sua irmã, sem conseguir raciocinar direito, se voluntaria para ir em seu lugar. Katniss irá para a arena com Peeta Mellark, um garoto que é filho do dono da padaria do distrito, que é consequentemente pouco mais afortunado que Katniss, na medida do possível.
É neste contexto que se desenvolvem os clímax múltiplos que o livro apresenta a cada página, incluindo a estadia de Katniss com Peeta na Capital, os treinamentos com os outros tributos, de outros distritos, e a amizade cultivada dentro da arena entre os dois tributos do distrito 12, que passa a ser considerada um ato de rebelião contra a Capital no final dos Jogos, e seu posterior romance ensaiado para as telas da Capital.
Jogos Vorazes é, para mim, um livro clássico, de um gênero que sou apaixonado e indico para qualquer um, tanto livro, quanto filme. Eu particularmente, gostei da adaptação, na íntegra, incluindo a escolha do elenco, que para mim, não poderia ter sido melhor, é um livro com grandes ensinamentos, para aqueles que sabem como aproveitá-los.