Resenhas

Resenha: Dom Casmurro, Machado de Assis

Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de “olhos oblíquos e dissimulados”, de “olhos de ressaca”, Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

Bento Santiago também conhecido como Dom Casmurro ou Bentinho, começa a narrativa contando de onde veio seu apelido, dado por um poeta em um trem. Depois, ele desenvolve a história contando sua vida desde a infância, quando seu futuro seria ir para um seminário e se tornar um padre, devido a uma promessa feita por Glória, sua mãe, no entanto, há alguém que faz o coração do garoto bater mais forte, e consequentemente, ele passa a se perguntar o porquê de ter que ir ao seminário: Capitu.

Capitu é vizinha de Bento, e os dois são amigos bem próximos e de longa data e, desde que a garota aparece no livro, já se sabe que ela será o interesse amoroso de Bentinho, fato que, obviamente se concretiza depois. Porém, ele deve ir para o seminário e se tornar um padre, mesmo que não queira, já que a promessa deve ser cumprida.
Quando Bentinho vai para o seminário, ele conhece Escobar, que vira seu amigo para o resto da vida e, em uma frente de fatos contraditórios que vem à tona em sua vida, surge também uma dúvida: Capitu traiu Bentinho com Escobar ou não? A dúvida não é esclarecida até o fim do livro, e fica para o leitor supor teorias sobre isso.

Onde a verdade e onde a mentira dos sentimentos? Seria a bela Capitu, com seus olhos de cigana oblíqua e dissimulada, uma adúltera? Teria fundamento o ciúme que corrói a alma de Bentinho?

Machado de Assis leva uma leitura muito envolvente, emocionante e fascinante, permeando muito bem as personalidades de cada um dos personagens, a escrita pode parecer um tanto complicada devido a época que o romance foi escrito, mas dá para compreender e se apaixonar pela história. É um clássico, exigido em muitas escolas e vestibulares e totalmente recomendável. E você, acha que Capitu traiu ou não traiu? Comente!

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...