Resenhas

Resenha: Demolidor – Diabo da Guarda, Kevin Smith & Joe Quesada

Depois de ficar cego devido um terrível acidente quando garoto, Matt Murdock descobriu que seus sentidos haviam sido ampliados a níveis extraordinários. De dia, Matt é sócio em um escritório de advocacia, mas a noite ele patrulha as ruas da cidade como Demolidor, o Homem Sem Medo. Quando um misterioso bebê surge em sua porta, o herói cego vê-se frente a um desafio mortal, que levará suas habilidades de super-herói e sua fé até os limites mais extremos.

O foco de “Diabo da Guarda” está nas crenças religiosas de Matt Murdock, tendo uma criação católica o Demolidor normalmente procura perdão pelos seus atos na hora de combater crimes na Cozinha do Inferno (Hell’s Kitchen, bairro de Nova York), mas dessa vez é diferente, sua crença está sendo testada e levada aos limites. As escolhas morais que Murdock será obrigado a fazer irão obrigá-lo a questionar seus ideais e sua própria sanidade.

Além do realismo da narrativa, uma das influências mais duradouras deixada por Frank Miller foi o uso da religião dentro do contexto das histórias, há uma relação muito forte do personagem com o catolicismo e os ideais de pecado, penitência e redenção. Mas também é marcante na HQ a audácia de Kevin Smith e Joe Quesada, que criaram uma história inovadora, moderna e mais sombria e madura, eles foram a um território que nem mesmo o próprio Frank Miller estava preparado para ir. Os traços de Quesada são vivos e dinâmicos, o que capta a atenção do leitor de imediato, enquanto Kevin Smith foi capaz de trazer o Demolidor de volta aos holofotes, descrevendo bem o que o “Homem Sem Medo” sente e como interpreta o mundo a sua volta.

Matt Murdock, que estava em um confessionário ouve dois batimentos cardíacos rápidos e assustados, um dos batimentos é de um bebê e outro o de uma jovem, ele tenta alcançá-los, pois percebe que estão sendo perseguidos, mas falha quando é obrigado a confrontar dois homens em um carro. Mais tarde já em seu escritório de advocacia ele sente os batimentos mais uma vez, e instintivamente corre atrás, mas ao abrir a porta de seu escritório lá estão a garota e o bebê.

1da726815d546b375dc6d4ad678b487b20131107162909
A garota explica sua história e, por segurança, deixa sob a guarda de Matthew um bebê que supostamente irá se tornar o salvador da humanidade quando crescer, a garota vai embora às pressas e foge do local, o herói abismado com o que acaba de acontecer pede ajuda a sua ex-namorada, Natasha Romanoff (Viúva Negra), para servir de babá até ele descobrir quem estava atrás do bebê e da garota.

Mais tarde ele recebe outra visita, dessa vez de um senhor chamado Nicholas Macabes, que tenta convencer Matt de que o bebê na verdade não é o salvador, pelo contrário, é o anticristo e deve ser entregue a ele para ser destruído, o herói recusa imediatamente, pois sente que não pode confiar nele, então Nicholas dá um ultimato: dois dias para que ele decida, vindo buscar a criança independente da sua decisão. Antes de sair o homem alerta Matt que tragédias cairão sob sua vida enquanto ele estiver com o bebê, por fim ele se despede com um aperto de mão, deixando uma pequena cruz na palma de Matt.

No telhado de um prédio, pensativo e sem saber o que fazer, o herói é tomado por um pensamento sombrio, acreditando que a criança pode ser de fato o anticristo, Matt pega-a dos braços de Natasha e vai até a beirada do telhado com ela erguida sob a cabeça, prestes a tomar uma decisão: jogá-la. A viúva negra percebe sua intenção e salva o bebê antes que o herói cometa uma loucura e imediatamente confronta Matt, querendo saber o motivo dessa atitude, ele explica toda a história, mas ela acha ridículo que a criança seja uma espécie de profeta ou anticristo, decidindo levar a criança em segurança enquanto Matt põe seus pensamentos no lugar.

A partir daí as tragédias profetizadas por Macabes começam a acontecer na vida do Demolidor, enquanto ele está em casa descansando e imaginando o que fazer para resolver todos os seus problemas, alguém bate a sua porta e ao abri-la ele se vê diante de Karen Page, ex-namorada que ele não via há seis meses. Assustada e com a maquiagem borrada por conta das lágrimas, ela começa a desabafar aos prantos: “Matt, eu tenho AIDS”, e isso é só o começo.

Demolidor – Diabo da Guarda é um HQ sombrio, com mais realismo que as outras histórias da Marvel, a religião é algo presente e afeta diretamente as decisões e o rumo das coisas, Demolidor não só se encontra perdido e sem saber o que fazer nessa história, ele se perde de sua crença, e por vários momentos se vê em uma encruzilhada. O roteiro feito por Kevin Smith faz jus ao legado deixado por Frank Miller, Demolidor nunca esteve tão vivo. Em cenas emocionantes e dramáticas nós vemos o herói sofrido que é Matt Murdock, com tantos problemas pessoais quanto profissionais e as decisões difíceis que ele tem que tomar, e o quanto ele está disposto a perder para salvar a todos e a si mesmo.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...