Resenhas

Resenha: Bela Maldade, Rebecca James

Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade.No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel.Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada…

Katherine é uma garota de 17 anos que vive uma vida conturbada, marcada pela perda de Rachel, sua irmã mais nova. A garota está agora recomeçando sua vida ao lado da tia, em Sidney, em uma escola diferente e com novas pessoas. Ela tenta viver no anonimato, sem aproximações, já que quanto mais discretamente conseguir viver sua vida, melhor será para si mesma.

Durante um intervalo na escola, uma garota chamada Alice se aproxima de Katherine e a convida para sua festa. Não acostumada a receber tais convites, muito menos de uma pessoa como Alice, Katherine fica sem saber o que responder e, após muita insistência, Alice consegue convencê-la a aceitar o convite.

A partir deste dia as duas começam a nutrir uma amizade forte. Katherine está se sentindo novamente feliz, coisa que não sentia desde o dia da tragédia com sua irmã. Aos poucos, elas vão se conhecendo melhor, e passam a compartilhar segredos. Katherine, então, se depara com uma verdade que até então estava escondida: Alice não é somente uma garota bondosa, popular e festeira. Ela é também uma garota cruel e sem limites, disposta a pagar o preço que for para arruinar a vida de alguém.

Já ouvi dizer que as pessoas encantadoras, poderosas, têm o dom de nos fazer sentir como se fôssemos a única criatura no mundo, e agora sei exatamente o que isso significa. Não sei bem o que ela faz, – outra pessoa teria parecido excessivamente ávida, até obsequiosa -, mas quando Alice me dá atenção dessa maneira, eu me sinto radiante, reconfortada pela certeza de ser plenamente compreendida.

O livro é dividido em duas partes, narrado em primeira pessoa do singular em sua maioria, apesar de apresentar trechos em segunda pessoa, o que contribui para o clima de suspense. Rebecca James, a autora, conseguiu intercalar com maestria os capítulos com fatos no presente e passado, mostrando a história em duas épocas diferentes.

Eu particularmente gostei da ideia do livro, cujo enredo o deixou mais envolvente a cada página, a autora deixou-o com uma fácil compreensão e fez personagens com fortes personalidades, o que nos faz pensar que não são apenas simples personagens de livros, e sim pessoas que vivem em algum mundo paralelo. A editora fez um ótimo trabalho com os detalhes da capa e das páginas, assim como a lombada e indico o livro para maiores de treze anos, devido a narrativa marcante que a autora segue.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...