Resenhas

Resenha: Anna e o Beijo Francês, Stephanie Perkins

“Isto é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. Napoleão, Maria Antonieta e vários reis chamados Louis. Também não estou certa do que eles fizeram, mas acho que tem alguma coisa a ver com a Revolução Francesa, que tem algo a ver com o Dia da Bastilha. O museu de arte chama-se Louvre, tem o formato de uma pirâmide, e a Mona Lisa vive lá junto com a estátua da mulher sem braços. E tem cafés e bistrôs — ou qualquer nome que eles dão a estes — em cada esquina… Não é que eu seja ingrata, quero dizer, é Paris. A Cidade Luz! A cidade mais romântica do mundo.” Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Etiénne, além de tudo, tem uma namorada… Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer? Stephanie Perkins escreveu um romance de estreia divertido, com personagens espirituosos que garantem dedos formigando e corações derretendo.

Anna é uma adolescente de 17 anos que mora em Atlanta com sua mãe e seu irmão mais novo. Seus pais são divorciados, e seu pai é um escritor muito conhecido por seus romances, tem uma melhor amiga chamada Bridgette que é baterista, e um quase namorado em seu serviço no cinema. Com sua vida perfeita, Anna é obrigada por seu pai, a ir cursar o último ano do Ensino Médio em um internato para americanos em Paris, mas a garota não quer ir de jeito nenhum, não quer deixar sua vida na América para ir a um país onde nem sabe falar a língua oficial.

Chegando em Paris (contra sua vontade) Anna acaba conhecendo pessoas e fazendo amizades por lá, até que em sua primeira noite conhece Étienne St. Clair, um garoto romântico, sonhador, com cabelos e olhos castanhos e encantador. Todas as meninas se encantam por ele e tentam de tudo para se aproximar. Mas ele tem namorada.

Logo de início eles se tornam amigos, só que Anna quer ser muito mais que amiga de Étienne. Anna é insegura e sente falta de casa, até que faz amizades e aprende a viver e gostar daquele lugar, e ai ela começa a se perguntar ” Onde exatamente é minha ‘casa’ ? ”

Anna e Étienne tem seus problemas particulares, cada um com o seu, e acabam um ajudando ao outro a como superá-los.

Depois de um tempo, Anna não é mais aquela garota frágil e insegura, ela começa a se entender, ver o que está se passando ao seu redor e consegue superar as expectativas.

É um romance que se desenvolve lentamente ao decorrer do livro, é uma leitura cativante. A cada capitulo que você acaba, não tem vontade de deixar o livro, você quer sempre mais e mais.

A história é narrada por Anna, que nos faz sentir que estamos mesmo em Paris! Descreve os lugares, os cinemas, os pontos turísticos, etc. Mas o que mais nos prende a essa história e nos deixa maravilhados é a história de Anna e Étienne. Um romance proibido entre amigos que dará muito o que falar.

E, você quando está lendo, fica naquela expectativa do que irá acontecer e como isso irá se resolver. No livro há partes que você irá rir, chorar, se apaixonar e algumas partes que ficará com raiva, mas a autora Stephanie Perkins conseguiu fazer com que todos ficassem presos ao livro do começo ao fim.

É uma obra que além de ter a história de amor tem a descrição das paisagens, lugares e tudo que se tem de bom em Paris, e isso na minha opinião foi o que me deixou mais grudada a este livro.

Por fim, Anna e o Beijo Francês é um romance que vale a pena ler, se você gosta deste gênero, vai se apaixonar ainda mais por Anna e Étienne.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...