Livros, Resenhas

Resenha : A vez da minha Vida, Cecelia Ahern

Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

O que você faria se tivesse um encontro marcado com a sua vida? Você ficaria satisfeito? Orgulhoso das suas atitudes e do que conquistou? Como você acha que sua vida seria?

Procurando uma história leve pra ler, me deparei com esse livro. Ele foi lançado já tem algum tempinho mas vindo de Cecelia Ahern (autora do best-seller “P.S. Eu te Amo”), acreditei que podia esperar algo bom e estava certa. Depois que comecei não consegui parar. O livro tem uma leitura leve, descontraída e te faz refletir muito sobre a sua própria Vida.

A-vez-da-minha-vida-nacional

Por ser  de uma família bem sucedida e bastante tradicional, Lucy Silchester sempre se preocupou com que os outros iriam pensar ou falar dela, e por isso fez de tudo para que sua vida parecesse perfeita. Depois de um término de relacionamento conturbado e dos acontecimentos seguintes, ela começa a se distanciar de tudo e de todos, e aos poucos sua vida se torna uma rotina sem fim.

Se aproximando dos 30 anos, com a vida completamente estagnada, presa em um emprego que não gosta, evitando o máximo de contato com os amigos e sua própria família, isso sem contar com sua vida amorosa que está uma bagunça. A vida de Lucy está construída em cima de mentiras, que ela conta para todos acreditarem que está bem (até ela mesma tenta se convencer disso).

Até o dia, que ela é intimada pela sua Vida a um encontro. Relutante, ela começa a ignorar os convites que chegam, recusando um após o outro. Mas sua Vida é insistente, até o ponto que ela cede e resolve se encontrar com ela. E o encontro não é nada como o esperado, sua vida é um homenzinho feio, mal-humorado (que personifica exatamente como a vida de de Lucy está), com a missão de ajudá-la a consertar aos poucos sua vida.

“Logo você terá que parar de mentir para os outros, o que será mais difícil do que você pensa, aliás, e, então, vai começar a aprender a verdade sobre si mesma, o que também será mais difícil do que você pensa.”

Posso dizer que o livro excedeu minhas expectativas. Sua narrativa é clara e bem humorada, cheia de momentos divertidos e personagens complexos, que acabamos por nos identificar. Lucy, somos todos nós em vários momentos. A Vida está em outro patamar, ela é quem realmente sofre as consequências das atitudes da personagem principal. Todo seu estado, desde a sua aparência até o seu humor são reflexos das decisões de Lucy. Os personagem que fazem parte da história também são excepcionais e igualmente envolventes. O livro é original, seu ponto de vista, sua personificação da Vida tornou tudo mais real e reflexivo. Não dá pra não torcer por Lucy e se apaixonar pela Vida dela (o homenzinho realmente me cativou).

“Como você acha que a vida acontece? Uma série de coincidências e ocorrências tem que acontecer de alguma forma. Todas as nossas vidas se chocam e se batem de frente e você acha que não nenhuma razão e rima para isso?”.

 

Enfim, o livro é daqueles que você devora em um piscar de olhos e traz inúmeras reflexões. Super recomendo!

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...