Livros, Resenhas

Resenha: A história sem fim, Michael Ende

Sinopse: “Gostaria de saber”, disse para si mesmo, “o que se passa dentro de um livro quando ele está fechado. É claro que lá dentro só há letras impressas em papel, mas, apesar disso, deve conter alguma coisam, porque, quando o abro, existe ali uma história completa. Lá dentro há pessoas que ainda não conheço, e toda espécie de aventuras, feitos e combates – e muitas vezes há tempestades no mar, ou alguém vai a países ou cidades exóticos. É preciso lê-lo para o saber, é claro. Mas, antes disso, já está lá dentro. Gostaria de saber como …… ” É, de repetente, sentiu que aquele momento tinha algo de solene. Endireitou-se no assento, pegou o livro, abriu-o na primeira página e começou a ler A história sem fim.

O livro A história sem fim contém 396 páginas, sendo sua primeira edição publicada em janeiro de 2011 e reimpressa em setembro de 2013 pela Livraria Martins Fontes Editora Ltda. Livro escrito por Michael Ende, tradução de Maria do Carmo Cary e tendo revisão e texto final por João Azenha Júnior.

O livro traz a história de Bastian Baltasar Bux que sem querer entra em uma livraria para tentar escapar de uns colegas de classe que haviam o perseguido. A paixão de Bastian sempre foi os livros, e ao deparar com um livro em cima da bancada que lhe chamou a atenção – O livro dos livros como ele próprio pensa, ele tinha que conseguir a todo custo, mas o senhor “antipático” da livraria já havia lhe dito que não venderia nenhum livro para Bastian.

Bastian pegou escondido o livro em um momento em que o dono da livraria estava distraído e saiu tentando não fazer barulho. Ele correu até sua casa e se escondeu no sótão onde sabia que ninguém iria procurá-lo, então abriu-o na primeira página e começou a ler. A partir dai iremos ver vários personagens na trama, inclusive um dragão que será o companheiro de Bastian para tentar salvar a Imperatriz.

Esse foi um dos livros que li na época da escola e é sempre bom relembrar essa história. Na primeira vez que li não consegui entender muito bem mas depois de reler tudo começou a fazer sentido. É um ótimo livro para quem gosta de se aventurar e nesse podemos ver claramente quando entramos de cabeça nos livros e nos teletransportamos na história.

Cada vez que leio o livro, uma emoção diferente me ocorre, a sensação de que não sou apenas leitora mas que também faço parte dos personagens e que como eles vou me aventurando a cada capítulo com os diferentes desafios que vão aparecendo ao longo do caminho. Me identifiquei muito na perspectiva de sonhar os acontecimentos do livro,  sempre quando faço a leitura tenho sonhos em que me imagino dentro dos livros que leio.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







2 comentários

  • Responder Monique.fonseca 27/08/20 em 18:28

    Ahhhh eu amo tanto esse livro! É uma homenagem às histórias e a escrita, o que seria da humanidade sem histórias!!!

  • Responder Wilderlane 27/07/20 em 11:36

    Muito legal!
    Os livros tem esse poder em nossas vidas.

  • Deixar um comentário