Colunas

Portal para Alicante: Parabatai

Sejam bem-vindos ao Portal para Alicante, a nova coluna do Beco Literário, que irá ao ar todas as sextas com um conteúdo diferente relacionado ao mundo dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters), criado pela Cassandra Clare. Toda semana, apresentaremos um conteúdo diversificado para discussão, desde a história Nephilim até o enredo dos livros que tanto amamos. Esperamos que gostem dos assuntos que serão apresentados e não hesitem em comentar suas opiniões ou sugerir novos assuntos através das nossas redes sociais.

More than friends, closer than brothers.
Mais que amigos, mais próximos que irmãos.

A tradição Parabatai vem desde os tempos remotos para os Caçadores de Sombras, quando o próprio Jonathan Shadowhunter fez dele e seu melhor amigo e companheiro, David, parceiros de combate, inspirados pelo conto bíblico de Jonathan e David:

E sucedeu, que a alma de Jonathan foi ligada com a de David, e Jonathan o amou como a sua própria alma… Depois Jonathan e David fizeram um pacto, porque ele o amava como a sua própria alma. – I Samuel 18:1-3

Foi a partir disso, que Jonathan sistematizou a cerimônia em uma lei. Hoje em dia, os Parabatais devem ser ligados na infância, antes que completem dezoito anos. Além de guerreiros que lutam lado a lado, eles juram perante ao Conselho dar a vida um pelo outro, viajar até onde o outro viaja, e quando morrerem, serem enterrados no mesmo lugar. As Marcas são aplicadas depois em uma cerimônia, e permitem um ao outro, extrair forças durante uma batalha, onde sentem a força vital de cada um.

Quando um Parabatai morre, seu parceiro é capaz de sentir sua morte, com a ligação se rompendo, o que também acontece quando um deles, por exemplo, vira Irmão do Silêncio, Irmã de Ferro, Mundano ou Integrante do Submundo.

Existem algumas marcas que só podem ser utilizadas por Parabatai, além do que, runas desenhadas em você pelo seu parceiro, tem mais força do que quando desenhadas por outras pessoas.

Um Caçador de Sombras só pode ter um Parabatai durante toda a vida, já que o ritual não pode se repetir. A maioria, não consegue achar um parceiro a tempo, então se você tem um, considere-se abençoado. É terminantemente proibido para uma dupla de Parabatai se envolverem romanticamente, caso que será tratado mais a fundo na nova série de Cassandra Clare, Os Artifícios das Trevas.

SPOILERS DE PRINCESA MECÂNICA A PARTIR DESTE PONTO

Em As Peças Infernais, vemos quando a ligação Parabatai de Will e Jem é desfeita, quando este se torna Irmão do Silêncio. É um processo extremamente doloroso, onde a marca sangra e começa a desbotar gradativamente.

FIM DOS SPOILERS

Sabe-se que a cerimônia acontece com três círculos de fogo, onde a dupla fica nos dois círculos da ponta e caminha em conjunto até o círculo central, proferindo as palavras do Juramento. (Veja a arte de Cassandra Jean da cerimônia de Emma e Jules, clicando aqui).

Suplique-me para não deixar-te,
ou que volte de seguir-te;
Para onde quer que fores, eu irei,
E onde ficares eu ficarei;
Seu povo será meu povo,
e seu Deus será meu Deus,
onde quer que morras morrerei eu,
e ali serei sepultado.
Faça-me assim o Anjo, e outro tanto,
se outra coisa que não a morte me separar de ti.

Recentemente, Cassandra Clare também divulgou em seu Tumblr, que dois irmãos podem se tornar Parabatais, fato que antes era desconhecido pelos Caçadores de Sombras.

Não esqueçam de comentar a opinião de vocês aqui nos comentários ou nas redes sociais, além de divulgar, curtir e compartilhar esta postagem! Isso é muito importante para sabermos se estão gostando ou não. Sugestões de assuntos também são sempre bem-vindas! Até a próxima Sexta, Shadowhunters!

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...