Inspirações da moda por trás dos figurinos de Duna
Estreias

Inspirações da moda por trás dos figurinos de Duna

Líder de bilheteria ao redor do mundo e nova adição exclusiva ao catálogo da HBO Max, DUNA é a adaptação do livro homônimo do americano Frank Herbert, considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica.

Na trama, que se passa dez mil anos no futuro, a humanidade se organiza em um império espacial e há uma disputa entre três famílias pelo controle do planeta Arrakis e da única fonte de melange – especiaria que movimenta a economia desse universo. A trama pode ser voltada para guerreiros e criaturas sobre-humanas, mas DUNA é uma superprodução de Hollywood e, como tal, digna de figurinos deslumbrantes.

+ Cinco locais no Brasil para se sentir em Duna

De modo a refletir as características dos habitantes de cada um dos planetas e evocar esse fascinante universo futurista, os figurinistas Bob Morgan e Jacqueline West, indicada a três Oscars®, se uniram para criar paletas de cores dedicadas e centenas de trajes customizados, produzidos por mais de 200 profissionais.

Entre os destaques do figurino estão os trajes destiladores, que na ficção transformam resíduos do suor em água filtrada e um gás capaz de ser ajustado para refrigerar o corpo em movimento. Para a produção, cada um dos 250 ‘trajestiladores’ levou mais de duas semanas para ser confeccionado sendo moldado especialmente para encaixe perfeito aos corpos de proporções distintas dos atores, como Rebecca Ferguson, Jason Momoa e Oscar Isaac.

Além dos complexos uniformes de ação, amantes da moda como forma de arte também poderão apreciar as inspirações históricas trazidas pela dupla a partir da mitologia greco-romana e da era medieval, bem como das obras do artista espanhol Goya e dos pintores italianos Giotto e Caravaggio. A moda clássica da marca de luxo Balenciaga também foi mencionada pelos criadores como sutil fonte de inspiração, já que Jacqueline West iniciou sua carreira como designer, antes de assumir o papel de figurinista. O resultado são figurinos sofisticados com estampas luxuosas, silhuetas bem definidas, ombros protuberantes, transparências e drapeados estratégicos.

A turnê de lançamento do filme também foi um fenômeno de estilo à parte, já que os protagonistas Zendaya e Timotheé Chalamet são reconhecidos por terem um charme inquestionável e olhar inovador para a moda. Em novembro, aos 25 anos, a atriz se tornou a mais jovem a ganhar o prêmio de ícone da moda do conselho americano de designers (CDFA), considerada uma das honras de maior prestígio do mercado. Um dos looks mais impactantes da atriz ganhadora do Emmy® no tapete vermelho foi um vestido Rick Owens branco de tirar o fôlego.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







2 comentários

  • Responder Roberta Cassandra Andrade De Souza 02/01/22 em 12:58

    Sou o tipo de pessoa que fica sempre de olho nos figurinos,não entendo nada de moda,mas sou apaixonada em observar as particularidades de cada look

  • Responder Raissa 13/12/21 em 14:48

    Continuo curiosa pra saber mesmo sobre essa história

  • Deixar um comentário