Fies 2018: Senado aprova e Fies terá juros zero no próximo ano
Fies 2018: Senado aprova e Fies terá juros zero no próximo ano
Atualizações

Fies 2018: Senado aprova e Fies terá juros zero no próximo ano

Em meados de julho deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou quais seriam as regras do Novo Fies, que entrará em vigor a partir do primeiro semestre de 2018.

Entretanto, naquela época, alguns pontos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda não estavam 100% certos, já que o programa passou por uma reformulação neste ano, a fim de garantir a manutenção do mesmo. Por isso, nos últimos meses, uma comissão especial ficou responsável por analisar o projeto e decidir quais seriam as novas regras do Fies.

Após meses de discussão, na última quarta-feira (08) o projeto do Fies 2018 foi levado a votação do Senado e foi aprovado por 49 votos a 18.

Quais serão as mudanças no Fies 2018

Confira quais foram os pontos acordados durante a votação do Senado na tarde de ontem:

Três faixas de Fies 2018

A partir de agora, o Fies oferecerá três tipos de financiamento, sendo eles que o primeiro oferecerá 100 mil vagas com zero de juros, sendo financiados pela União, para alunos que tenham renda per capita familiar de até três salários mínimos.

Já os outros dois tipos serão financiamentos serão garantidas por fundos regionais (responsável por financiar 150 mil vagas) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (que irá financiar 60 mil contratos).

Pagamento após o final da graduação

Antes, os alunos tinham até 18 meses para começar a pagar o financiamento. Agora, com as novas regras, assim que se formar, o aluno deve começar a pagar as parcelas do financiamento.

Pagamento descontado em folha

Caso for da vontade do aluno, as parcelas poderão ser descontadas diretamente da folha de pagamento. Nesse caso, o valor pode corresponder a, no máximo, 20% de sua renda mensal.

Renegociação de pagamento

Alunos que estão com parcelas vencidas até 30 de abril de 2017, terão a chance de negociar o pagamento de 20% em cinco parcelas, depois disso terá a possibilidade de dividir o restante do valor em até 175 parcelas.

Faculdades também terão que pagar

Além de mudança para os alunos, as faculdades também terão que aderir ao fundo mantenedor do Fies. Ou seja, caso haja casos de evasão ou inadimplência, a instituição de ensino terão que arcar com 13% e 25% do valor dos cursos.

Após a aprovação dessas regras, o novo projeto do Fies será levado para a sanção do Presidente da República, Michel Temer, e o Novo Fies entra em vigor a partir do primeiro semestre de 2018.

Você já conhece o Quero Bolsa? É um site que oferece bolsas de estudo para mais de 1000 faculdades no Brasil todo e você não precisa pagar nenhuma taxa de renovação. Clique aqui para ver e garantir agora mesmo uma super bolsa para o segundo semestre! \o/

Texto originalmente postado na Revista Quero Bolsa, no dia 09/11.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário