Imagem: Instituto Kailua
Atualizações

Do it yourself: conheça seis aplicativos gratuitos para estudar inglês

Foi-se o tempo em que o aprendizado de um idioma era vertical, com o aluno refém do esquema “livro, caderno de exercícios, CD e tutorias online”. Atualmente, há uma grande quantidade de aplicativos que não apenas facilitam o contato com a língua, mas também promovem experiências completas de imersão. No entanto, é preciso tomar cuidado para não se deixar distrair em meio à ampla oferta encontrada nas lojas de apps. Fizemos uma lista de plataformas práticas e gratuitas que podem te ajudar a praticar individualmente, a exemplo do mote do movimento punk londrino que defende o “do it yourself”.

O aplicativo BBC Learning English propõe uma maneira bem eficiente de colocar o inglês para andar. Além de ser dividida nas modalidades Business English, Everyday English, Grammar, Learn with the News, Pronunciation e Vocabulary, a ferramenta oferece um olhar bem atento para assuntos contemporâneos e notícias. Um dia após o falecimento de Stan Lee, o âncora Neil – astro dos podcasts e áudios – debateu as principais manchetes mundiais sobre o tema, com ênfase em vocabulário.

Para quem busca algo mais direcionado ao trabalho, o English At Work – também uma produção da BBC – traz uma minissérie com 66 episódios. A produção, com vídeos de aproximadamente quatro minutos, narra a trajetória de Anna, uma jovem analista de vendas, na Tip Top Trading, uma empresa que fabrica frutas de plástico. Personagens como Paul, Tom e Denise deixam o aprendizado de Business English ainda mais leve.

O British Council oferece diversas frentes de contato com a cultura britânica. O Great Videos traz reportagens curtinhas com temas plurais – línguas, criatividade, sustentabilidade, inovação, conhecimento, música, literatura, esportes e compras – com um abordagem bem informativa. No episódio sobre empreendedorismo, o repórter entrevista Richard Branson, criador do “império” Virgin, cuja opinião sobre os atributos de uma pessoa de negócios merece uma atenção especial. De acordo com o executivo, delegar, enxergar gaps no mercado e trabalhar com profissionais mais competentes são alguns dos ingredientes.

Na mesma série, o Podcasts British Council conta com a opção de legendas simultâneas em inglês, indicado para quem não é tão familiarizado com o sotaque “da rainha”. Assuntos mais urgentes, como a diversidade no ambiente de trabalho, são debatidos de forma noticiosa e breve (cada áudio tem cerca de quatro minutos). O site da entidade, por si só, é uma eficaz ferramenta para consulta de gramática, vocabulário e aplicações mais cotidianas do idioma.

E como o vocabulário pode ser um calcanhar de Aquiles, soluções como o Dictionary.com sugerem sinônimos de palavras empregadas na mesma língua. Contando com o repertório de renomadas publicações, como Thesaurus e Reference.com, a ferramenta disponibiliza, logo ao lado das definições dos vocábulos buscados, suas possíveis aplicações em frases cotidianas, bem como gravações de áudio que garantem a exatidão da pronúncia de seus respectivos termos. Há sempre uma “palavra do dia”, obviamente pouco usual, e artigos sobre pautas caras a quem estuda o idioma.

Pensando em quem gosta de aprender de forma mais lúdica, o Lyrics Training permite que os estudantes desenvolvam suas habilidades em seis idiomas diferentes (inglês, espanhol, português, francês, italiano e alemão) por meio da música. As quatro modalidades disponíveis – beginner, intermediate, advanced e expert – tornam o app mais democrático, o que também pode ser dito sobre a seleção de artistas – de nomes bem populares, como Ed Sheeran, Ariana Grande, Fifth Harmony e Jessie J, a bandas de rock, como Offspring, Kreator e Imagine Dragons. Karaokê e múltipla escolha são as duas propostas oferecidas pelo aplicativo.

Conciliar estudos com uma rotina corrida não é uma tarefa fácil. O 6 Minute English disponibiliza áudios curtos, com até seis minutos, para debater política, economia, ciência, tecnologia, comportamento, cultura e outros temas interdisciplinares. Um âncora divide o estúdio com convidados para discutir assuntos universais, como a interferência dos pais na educação das crianças, equidade de renda, felicidade e seus fatores, só para citar alguns. Quem pesquisar o termo “Brazilian” vai encontrar podcasts sobre nossa cultura, culinária e economia, todos apresentados por Grace, uma brasileira que retrata com propriedade – e em inglês, é claro – as nossas peculiaridades.

 

Agora, só falta escolher o aplicativo que tem mais a ver contigo e ir de cabeça.

Bons estudos e keep it up!

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário