Colunas

Armada de Potter: O Torneio Tribruxo

Olá! Bem-vindos a Armada de Potter, a nova coluna dominical do Beco Literário! Toda semana, estaremos trazendo um assunto diferente para discussão e informação, relacionados ao mundo mágico de Harry Potter e sua história, criado pela nossa querida J.K. Rowling. Esperamos que gostem e não deixem de comentar, aqui ou nas redes sociais.

O Torneio Tribuxo, ou o torneio de três bruxos, é um campeonato que acontece entre três escolas de magia, no qual é feito um sorteio, pelo Cálice de Fogo – um artefato extremamente poderoso, melhores explicações abaixo – de um aluno por escola, para competir e obter a glória eterna. Quando os três campeões estão escolhidos, eles passam por três tarefas de alto risco, extremamente poderosas. Ao final, o campeão ganha mil galeões e a glória eterna.

O Torneio Tribruxo foi criado há cerca de 700 anos atrás como uma competição amigável, entre a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Academia de Magia Beauxbatons, e o Instituto Durmstrang. Há cada cinco anos o Torneio é realizado, cada vez em uma escola. Os juízes são os diretores das escolas envolvidas.

A competição não era realizada há algumas décadas, devido ao perigo que representava aos competidores. Em 1997, o Tribruxo voltou a ser realizado com o rigor das a adoção de novas regras, e foi sediado na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

O Cálice de Fogo é um artefato mágico muito poderoso, que escolhe de maneira imparcial, os nomes dos campeões das escolas depositados nele, independente da idade, e por isso Dumbledore criou um círculo etário, devido as novas regras da competição – só bruxos maiores de 17 anos poderiam participar. O Cálice é trazido dentro uma arca de madeira, incrustada de pedras preciosas, com uma aparência extremamente antiga. Ao bater três vezes na caixa com a varinha, ela se abre e então, ele é removido e colocado sobre ela. O Cálice é um grande copo de pedra, e dentro dele há chamas mágicas azuis.

Em 1997, o Torneio Tribruxo, realizado em Hogwarts, teve como campeões Cedrico Diggory, Vítor Krum, Fleur Delacour e Harry Potter, o único quarto competidor na história do torneio. Depois que Diggory morreu no final do torneio, Cornélio Fudge – Ministro da Magia na época – sugeriu que as regras mudassem novamente, e então bruxos de 14 a 17 anos poderiam participar sem ter riscos. O seguinte Torneio teve como campeão outro aluno da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com a ajuda da nova diretora, Minerva McGonagall.

Durante a realização do evento, é um hábito da escola anfitriã, organizar um baile de inverno, que nada mais é, para dançar. Sempre ocorre no período natalino.

Primeira Tarefa: A primeira tarefa foi criada para testar a coragem e a audácia dos campeões, onde cada um deles enfrentaria um dragão, pegando o ovo de ouro que ele estava programado para proteger. Os dragões foram escolhidos por sorteio, momentos antes.

Cedrico Diggory foi o primeiro a realizar esta prova, tendo selecionado um Focinho-Curto Sueco. Ele transfigurou uma rocha em um cão labrador, que desviou a atenção do dragão por tempo suficiente para ele poder roubar o ovo. No entanto, Cedrico sofreu queimaduras durante sua prova.

Fleur Delacour foi a segunda a realizar a prova. Ela lançou um feitiço em seu dragão Verde-Galês, tentando fazê-lo entrar em transe. O dragão, no entanto, não entrou completamente em transe e acabou queimando Fleur.

Vitor Krum foi o terceiro a realizar a prova. Ele lançou um feitiço Conjunctivitis em seu Meteoro-Chinês, mas o dragão entrou em convulsão e danificou seus próprios ovos enquanto Krum pegava o ovo dourado. Este fato fez o campeão perder pontos.

Harry Potter foi o último a realizar a prova. Harry invocou com o feitiço Accio, a sua vassoura Firebolt, para tentar se afastar do seu Rabo-Córneo Húngaro. Enquanto o dragão se distraiu, Harry deu um vôo rasante em direção ao chão e conseguiu apanhar o ovo dourado.

Segunda Tarefa: A segunda tarefa do Torneio Tribruxo consistia nos campeões mergulharem no fundo do Lago Negro, localizado nos jardins de Hogwarts, e recuperar de lá uma pessoa que lhes havia sido raptada e da qual muito gostavam ou, conforme as palavras usadas por Dumbledore, alguém que lhes era precioso.

A tarefa começou e Fleur teve que ser retirada da prova, pois teve problemas com os Grindylows (diabos marinhos). Quando Harry encontrou a irmã de Fleur, pensou que ela morreria, já que a garota havia saído da prova. Então ele tentou salvar Rony, seu refém, e Gabrielle. Lutou com os Grindylows, mas no fim conseguiu salvar ambos no minuto final da prova. Harry teve também ajuda da Murta-Que-Geme, que viajou pelo encanamento de Hogwarts até o Lago Negro só para ajudar Harry. Murta indicou o caminho que Harry deveria seguir para chegar aos reflexos.

Terceira Tarefa: A terceira é última tarefa do Torneio Tribruxo. Os campeões tiveram que percorrer um labirinto, no qual estava repleto de perigos, até a Taça Tribruxo. O campeão que tocasse a Taça primeiro seria o vencedor.

Alguns dos perigos do labirinto eram Explosivins, Bicho-Papões, e Acromântulas. A Taça Tribruxo estava no centro do labirinto, sob uma mesa de madeira. Os campeões entraram no labirinto de acordo com a sua posição no Torneio. Cedrico e Harry entraram primeiro, depois entrou Krum e por fim Fleur.

No labirinto, Fleur foi atacada por Krum, que estava sob a Maldição Impérius de Bartô Crouch Jr. Após isso Krum e Cedrico lutaram. E por fim Harry e Cedrico chegaram juntos à Taça Tribruxo, e ao tocarem-na foram transportados para o cemitério da Casa dos Riddle, pois a taça era uma chave de portal.

No cemitério, Cedrico morreu assassinado por Rabicho, por ordem de Voldemort. Por isso, quando Harry voltou a Hogwarts por meio da mesma chave de portal, foi o único vencedor do Torneio Tribruxo.

Esperamos que tenham gostado dessa nova aula de história mágica e semana que vem voltaremos com mais uma postagem da Armada de Potter. Quem teria coragem de colocar o nome do Cálice de Fogo para participar do Torneio? Não esqueçam de comentar, acrescentar e compartilhar a coluna!
Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...