O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. A última pesquisa realizada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou mais de 700 mil suicídios em todo o mundo e estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano – média 38 pessoas que cometem suicídio por dia
A campanha Setembro Amarelo é uma forma de desencorajar as pessoas a tomarem a atitude de suicídio, conscientizar sobre a forma de lidar com depressão, além de promover a ajuda ao próximo. Com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, diversas ações são desenvolvidas em todo o mundo.
Para a data, separamos 6 livros para ler no setembro amarelo, em parceria com a Tocalivros, como uma forma de incentivar nas pessoas o valor da vida, confira:
Talvez você deva conversar com alguém
O relato bem humorado e real sobre a experiência de Lore como psicóloga. Uma mescla entre sua vida, atendimentos que realizou e conhecimentos profissionais.
+ Resenha: Talvez você deva conversar com alguém, Lori Gottlieb
As vantagens de ser invisível
As dificuldades do ambiente escolar, as descobertas do primeiro amor, dramas familiares. Temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Sinta-se “infinito” você também.
+ Resenha: As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky
Por lugares incríveis
Dois adolescentes cheios de traumas e sofrimentos, à beira do suicídio, se encontram e vão conhecer os lugares incríveis de onde moram, enquanto despertam um no outro a vontade de viver.
+ Resenha: Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven
Céu sem estrelas
Um romance que aborda temas sensíveis como família, autoestima e saúde mental. Um casal que precisa lidar com diversas questões internas para poder, enfim, ficar juntos.
Fangirl
Como é sair da zona de conforto para uma garota extremamente tímida? Será que ela está pronta para novas pessoas e novas experiências?
+ Resenha: Fangirl, Rainbow Rowell
Comentários do Facebook
Sem comentários