Bienal do Livro Rio e Hemorio se unem para incentivar doação de sangue
Divulgação
Cultura, Livros

Bienal do Livro Rio e Hemorio se unem para incentivar doação de sangue

Presente na memória afetiva dos cariocas, a Bienal do Livro Rio convida seu público para um grande movimento de solidariedade em apoio ao Hemorio e às pessoas que precisam de transfusão. Em sua terceira edição, o projeto “Ler tá no sangue” une a instituição e o festival para estimular a doação de sangue e o gosto pela leitura: entre os dias 1 e 5 de setembro, os doadores que estiverem nas salas de espera – sempre um espaço de afeto – vão receber um livro novinho para chamar de seu.

Guia da Bienal 2023: mapa, como chegar, o que levar e mais

E não para por aí: cada bolsa de sangue doada será convertida em um livro, destinado a pacientes internados em hospitais do estado, pelo SUS. Além disso, o 40° doador que comparecer ao Hemorio também receberá um par de ingressos para ir ao maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, para a edição comemorativa de 40 anos, que é realizada pela GL events Exhibitions junto com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

“Doar sangue é um ato de profundo simbolismo, por transmitir empatia e compromisso com a vida. Ao trazermos a Bienal para essa ação, celebramos o engajamento e sentimento de pertencimento em torno da solidariedade e do cuidado pelas pessoas que passaram pelo evento nos últimos 40 anos”, destaca o presidente do SNEL, Dante Cid.

As doações podem ser feitas das 7h às 18h, inclusive aos fins de semana, na Rua Frei Caneca, 8 – Centro. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, e estar bem de saúde. As instruções completas para a doação de sangue estão nas redes sociais do Hemorio. É possível tirar dúvidas pelo telefone 0800-282-0708. Diretor geral do órgão, Dr. Luiz Amorim, ressalta a generosidade do ato.

“Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue com uma grande corrente de solidariedade. E como fazer isso ser mais bacana do que unindo à leitura, essa atividade tão importante em todas as idades?”, comenta ele.

No total, 1.500 livros foram disponibilizados por diversas editoras a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), um dos organizadores da Bienal, juntamente com a GL events Exhibitions. Os temas estão em linha à programação diversificada do festival, voltada para todas as idades, com histórias de aventura, ficção, romance e clássicos literários para públicos infantil, juvenil e adulto, promovendo uma grata surpresa aos doadores. Abraçaram esse projeto as editoras Rocco, Harper Collins, Sextante, Arqueiro, Intrínseca, Grupo Editorial Nacional, Pallas, Editora Adoleta, Delirium, All Books, Sinna, Biblioteca Azul, Record, Nova Fronteira, IBEP Nacional, Todavia, DCL, Máquinas de Livros, Companhia das Letras, Morro Branco, Latitude, Mourthé e Be.

Serviço:

  • Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável;
  • Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça;
  • Quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após dez dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac). Para mais detalhes ou informações, o doador pode ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.
Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário