Filmes

5 curtas-metragens brasileiros disponíveis no Vimeo

Rua das Túlipas (2008)

O curta de apenas 10 minutos foi produzido pela Escola de Cinema OZI em 2007 e dirigido por Alê Camargo. A trama acompanha Paulino, um cientista e professor que procura encontrar soluções para todos os moradores da Rua das Túlipas, onde também reside. A animação tem qualidade técnica impecável, com uma sonoplastia mágica e um roteiro encantador e comovente, ressaltando a importância de perseguir os seus sonhos.

Vídeo: https://vimeo.com/38788397

 

O que lembro, tenho (2012)

Um dos destaque do Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo, o filme de 20 minutos dirigido por Rafhael Barbosa retrata os sintomas da demência em uma idosa de forma melancólica e naturalmente espontânea. Maria vive em um apartamento aos cuidados da filha Joana, cenário sóbrio e de grande carga emocional. Os cortes e imagens cuidadosamente escolhidas pelo diretor fazem dessa obra uma emocionante experiência audiovisual.

Vídeo: https://vimeo.com/83916899

 

Sonhando passarinhos (2011)

Esse curta de 10 minutos dirigido pela Bruna Carolli pode colocar um sorriso no seu rosto. Com uma direção linda e sensível, passamos a ver o mundo através dos olhos de uma menininha que sonha em ter seus próprios passarinhos. Tramando com seu bicho de pelúcia Splash, ela busca entender qual o segredo desses pequenos animais e como conquistá-los. Os detalhes poéticos e pequenos recortes animados fazem dessa uma obra espetacular em seus pequenos ensinamentos.

Vídeo: https://vimeo.com/50707716

 

Rua das árvores (2013)

O documentários dirigido por Alice Jardim salva Maceió do esquecimento e da banalidade. A narrativa poética desenvolvida a partir de memórias de uma moradora da região revive a casa abandonada da Rua Ladislau Neto, mais conhecida como Rua das Árvores. Utilizando diversos enquadramentos, a idosa narra sua experiência de vida na casa como forma de manter a memória social e arquitetônica da cidade.

Vídeo: https://vimeo.com/81931962

 

A valsa do pódio (2013)

O documentário, dirigido por Bruno Cameiro e Daniel Hanai, retrata a dupla Terezinha Guilhermina e Guilherme Santana. Terezinha tem um problema de visão chamado retinose pigmentar, e praticamente não enxerga. Ela e Guilherme são velocistas e correm atados por um velcro nos pulsos, de forma que Guilherme pode guiá-la enquanto ela usa uma venda nos olhos. Em 2012, nos jogos paraolímpicos de Londres, confirmou sua posição de corredora com deficiência visual mais rápida do mundo e conquistou duas medalhas de ouro para o atletismo no Brasil. Querendo trazer para essa história uma visão mais poética e mostrar essa história para o mundo, o curta vem como uma forma de demonstrar a garra e perseverança que ainda corre nas veias dos atletas paraolímpicos brasileiros.

Vídeo: https://vimeo.com/92857047

 

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...