Filmes

Sonserina pode finalmente se redimir em “Cursed Child”

A estreia de “Harry Potter and the Cursed Child” está cada vez mais próxima. Recentemente foi divulgado as imagens dos atores que interpretarão Harry, Gina e Alvo já caracterizados e com isso não param de surgir especulações sobre o que teremos na história da peça. Uma das grandes apostas que tem circulado na internet é a do site Bustle que trata sobre a tão esperada redenção da Sonserina.

Não podemos deixar de notar que nas imagens divulgadas as vestes da escola de Alvo Severo Potter estão faltando um detalhe muito importante: a Casa de Hogwarts. Ele não tem nenhum lenço, emblema, ou gravata com as cores de qualquer uma das Casas conhecidas, mas ao que tudo indica, isso não foi um acidente.

“Há muito que eu poderia dizer sobre Sam/Alvo, mas nós estaríamos em território de spoiler tão rapidamente, eu vou apenas dizer que não poderia ter escolhido melhor.” disse J. K. Rowling sobre Sam Clemmett, o ator que interpreta Alvo.

Território de spoiler? Spoiler como o fato de que Alvo Severo Potter, filho de Harry Potter e Gina Weasley, é na verdade da Sonserina?

HP_19889_Albus_FL

“É assim que o Alvo se veste no começo da peça. Eu já tinha ideia que ele estava usando as roupas de segunda mão de Tiago, seu irmão mais velho. Então eu quis que ele se sentisse bastante desconfortável e capaz de usar esse fato da roupa na peça” afirmou Sam Clemmett sobre o traje e sua postura na imagem.

“Roupas de segunda mão” de Tiago Potter, é claro, pode indicar que ele estava usando vestes da Grifinória. Mas quando pensamos bem sobre isso, podemos lembrar que todos os alunos do primeiro ano vão com vestes sem qualquer identificação de Casa que compram no Beco Diagonal. Só depois de serem escolhidos pelo chapéu seletor que passam a usar as vestes com a identificação de suas Casas. Pode-se supor então que este é um retrato de Alvo pré-chapéu seletor e isso realmente não nos diz muita coisa.

Mas aqui está o ponto: Isso não faz a hipótese de que ele seja Sonserino menos provável. Muito menos faz J.K. Rowling, ao manter silêncio sobre a seleção da casa de Alvo. Basta você examinar todos os outros pequenos pedaços de evidências que se acumularam com o tempo e verá que um Alvo sonserino não parece ser apenas uma possibilidade, mas sim uma inevitabilidade.

 

J.K. ROWLING PLANTOU ESTÁ SEMENTE HÁ NOVE ANOS

ed2954b0-09a0-0134-24a4-0e1b1c96d76b

“– Mas se eu for para a Sonserina? – Sussurrou somente para o pai, que percebeu que só o momento da partida revelou o verdadeiro e sincero medo que Alvo estava sentindo.

Harry agachou-se, seu rosto um pouco abaixo ao rosto de Alvo. O único entre os seus três filhos que herdou os olhos da avó.

– Alvo Severo. –  disse Harry tão baixo que somente eles e Gina puderam ouvir, embora ela fingisse, discretamente, que acenava para Rose, que já havia embarcado. – Você tem o nome de dois diretores de Hogwarts. Um deles era da Sonserina e provavelmente o homem mais corajoso que já conheci.”

Em primeiro lugar, J. K. Rowling nunca, em nenhum momento durante todo o tempo em que ela escreveu Harry Potter, nos deu uma informação supérflua em cenas desta magnitude. Coisas que não tínhamos se quer ideia vieram a ter relevância para a trama e muitas vezes foram trazidas de volta em livros publicados uma década depois.

Alvo ter a mesma ansiedade que seu pai teve na sua idade não foi um acidente, e eu acredito plenamente que Rowling estava usando aquela cena como um prenúncio que ele se tornaria um Sonserino (mesmo que ela ainda não tivesse planos para escrever “Cursed Child” naquele momento). Na verdade, esta cena pode ter sido o que inspirou a escrever a peça.

Mas o mais importante, Rowling deixou um buraco enorme, escancarado para a sequência do último livro: a redenção da Sonserina. Vemos quão difundido está o estigma da casa mesmo 19 anos depois da guerra. O fato de que Harry estava tão inflexível na defesa da Sonserina aparece de alguma forma para selar o destino de Alvo de resgatar a Casa após o que restou da Batalha de Hogwarts.

 

CIRCUNSTÂNCIAS QUE NATURALMENTE CONDUZIRIAM ALVO PARA À SONSERINA

2782a240-09a1-0134-e75e-0a315da82319

Alvo ser selecionado para a Sonserina não seria tanto “natureza versus criação”, pois seria, na verdade, “natureza e criação”. Sabemos, por exemplo, que ser um Sonserino poderia, sem dúvida, ser de sua natureza; o próprio Harry quase foi selecionado para a Sonserina. Mas quando você considera que Alvo Severo viveu sua vida não apenas na sombra da criança de ouro da Grifinória, Tiago Sirius, mas também sobre o legado de família incrivelmente enorme de ter levado o nome de dois dos bruxos mais controversos da história, isso só mostra que ele anseia uma identidade unicamente sua. Esse desejo é o que gera a astúcia, ambição, criatividade e desenvoltura… Em outras palavras, a receita perfeita para um Sonserino.

No caso de haver qualquer dúvida de que estas são a próprias lutas que Alvo irá enfrentar na peça, podemos dar uma olhada sobre as informações dadas por J.K. Rowling sobre o enredo da peça:

“Enquanto Harry luta contra um passado que se recusa a ficar onde pertence, o seu filho mais novo, Alvo, deve lidar com o peso de um legado familiar que nunca quis. Conforme o passado e o presente se fundem perigosamente, ambos pai e filho aprendem a incômoda verdade: algumas vezes, a escuridão vem de lugares inesperados”

Conforme passado e presente se fundem perigosamente? Tendo o seu filho escolhido para a própria casa de onde surgiu quase todos os seus inimigos e ter ainda aquele filho tentando conciliar isso com o peso de seu legado familiar. As coisas podem ficar realmente sombrias aqui.

 

HÁ UMA POSSIBILIDADE MUITO FORTE DE QUE O ENREDO ENVOLVA SCORPIUS MALFOY

 

Nós ficamos sabendo por um tweet de J.K. Rowling mostrando as especificações para a varinha de Draco Malfoy que ele é um personagem confirmado na peça. Isso significa que uma dessas adoráveis crianças sorridentes é, sem dúvida, um jovem Scorpius Malfoy – que, aliás, está no mesmo ano de Alvo e quase garantido na Sonserina. Assim, o passado e o presente estaria se fundindo novamente de uma grande forma.

Estamos ainda mais convencidos de que Scorpius irá desempenhar um papel importante no presente, porque Draco Malfoy, apesar da cena cordial na plataforma de trem, nunca foi verdadeiramente redimido na história. Sabemos que ele não tem um emprego, que passa muito tempo arrumando a mansão Malfoy e examinando artefatos sombrios da família (embora tenha sido mencionado que ele não os usa). Sabemos que ele enxergou os erros que cometeu no seu caminho e que seus pais realmente não aprovaram seu casamento. Está implícito por estas pequenas percepções que Draco Malfoy mudou, mas ainda assim, o “vilão” secundário na vida de Harry Potter nunca encontrou a real redenção.

Pessoalmente, eu acho que isso vai ser abordado por uma relação de inimigos que se tornaram amigos entre Alvo e Scorpius. Isso vai de alguma forma fechar o ciclo entre Harry e Draco, forçando-os a resolver seus próprios problemas e demônios do passado. Alvo sendo selecionado para a Sonserina iria naturalmente facilitar a maior parte deles.

 

NÓS PRECISAMOS DE ALGUÉM PARA TRAZER DE VOLTA A HONRA DA SONSERINA

HP_19932_Potter_FL

Isto é o que achamos que acontece. Sabemos que Teddy Lupin, afilhado de Harry, é um aluno da Lufa-Lufa, que Tiago Sirius Potter foi escolhido para a Grifinória. Ao que tudo indica podemos crer que Alvo será selecionado para a Sonserina e que é muito provável que Lily Luna Potter seja selecionada para a Corvinal. Dessa forma, todas as crianças (até mesmo a não-biológica) de Harry Potter iriam acabar em uma casa diferente, trazendo com isso uma forma de unificar as casas. Este é o fim que os fãs têm procurado desde a Batalha de Hogwarts, finalmente selado pelas heranças dos nossos heróis. O estigma do passado vai finalmente começar a levantar, e Alvo Severo será o campeão de tudo, que através disso, finalmente se libertará do legado de sua família criando o seu próprio legado.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...