Reviews de Séries

Review: Better Call Saul 1×10 – Marco (Season Finale)

CONTÉM SPOILERS

O rompimento com o irmão foi apenas o início do processo de transformação de James McGill. A season finale foi toda conduzida para mostrar as mudanças que ocorrerão daqui para frente. O advogado bonzinho começa a dar lugar ao velho Slippin’ Jimmy.

Logo no início, na HHM (Hamlin, Hamlin & McGill), vemos que desistir do caso da Sandpiper não foi de todo mal. O trato está sendo cumprido e o pagamento está sendo feito de maneira correta. Agora que a verdade foi revelada, Hamlim e James começam até a se entender melhor. O grande problema entre os dois era mesmo Chuck.

A situação com o irmão só veio colocar em perspectiva tudo que Jimmy fez após sair da prisão. Todos os seus sacrifícios e tentativas de se tornar alguém melhor foram sem sentido. A cena do bingo ilustrou muito bem o quanto os acontecimentos recentes estavam corroendo-o por dentro. E as revelações feitas por ele mostraram ainda mais sua complexidade. Primeiro, o motivo de sua prisão. Depois, a descoberta de que era casado e foi traído. Isso é mais do que muitas pessoas poderiam aguentar.

Tais acontecimentos culminaram com James revisitando o passado. Era disso que ele precisava. Depois de tanto tempo se contendo, aplicar aqueles golpes com seu amigo foi como poder respirar novamente. Uma das frases ditas por Marco no início ficou na minha cabeça durante todo o episódio. Ele afirmou que seria um desperdício James ir trabalhar com o irmão na HHM. E quer saber? Talvez ele estivesse certo. Querendo ou não, o advogado tem talento pra coisa.

Apesar de aproveitar muito bem sua nova condição de liberdade, a carreira como advogado de idosos está dando certo e James decide voltar para Albuquerque. Como se estivesse prevendo que algo aconteceria, Marco convence o amigo a aplicar um último golpe juntos. E é aí que outro acontecimento transformador recai sobre James: a morte do companheiro.

Como se não bastasse, uma oferta de emprego tentadora aparece. O caso da Sandpiper se tornou tão grande que outra firma de advocacia deve ser incluída. E é justamente essa firma que quer fazer a contratação do advogado. Chega a parecer brincadeira que o azarão que conhecemos agora teria seu escritório próprio e voltaria a trabalhar no caso que ele tinha dado de bandeja para quem sempre o recusou.

E tudo parecia estar bem com essa nova perspectiva no horizonte. Mas foi indo para a entrevista que James escolheu o caminho que irá trilhar a partir de agora e que trará mudanças significativas em sua vida. Foi como se de repente ele acordasse de um sono profundo, onde percebeu que aquela grana dos Kettleman poderia ter sido dele. E de maneira fácil. “Fazer a coisa certa” pode ter funcionado naquela época, mas agora tudo mudou. Não existe mais nada que o impeça de ser quem realmente é.

A única coisa que me deixou desconfortável foi justamente a decisão de James de não aceitar o novo emprego. Foi como se Chuck estivesse certo em tudo que falou no episódio passado, ou seja, que Jimmy seria incapaz de mudar. Após ver como era a vida de James antes de ser preso, nada pareceu atraente. E agora que ele tem uma vaga garantida como advogado, ele a recusa. Foi como se sua atitude estivesse indo contra o que a série vinha mostrando até então, a sua mudança (mesmo que torta). Já sabemos que ele irá se tornar Saul Goodman, mas o que pareceu errado para mim foi o momento em que essa decisão aconteceu, em meio a essa oportunidade e de tudo que foi dito por Chuck. Ok, talvez ele tenha feito isso como uma forma de retaliação ao irmão. Nesse caso, só nos resta esperar.

O final não deixou nenhuma pista concreta do que James irá fazer. Apenas sabemos que nada mais o prende. O problema é que suas possibilidades são inúmeras. Isso não é algo que prejudique grandemente, mas diminuiu um pouco a expectativa de espera até o retorno da série.

De maneira geral, Better Call Saul apresentou uma temporada com grande qualidade e possibilidades, sabendo aproveitar rostos já conhecidos e enfrentando o desafio de contar uma história no mesmo universo de Breaking Bad. O que foi visto até agora superou expectativas e garantiu uma identidade própria. E não restam dúvidas de que mais surpresas nos aguardam pela frente.

Até a segunda temporada!

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...