Reviews de Séries

Review: Better Call Saul 1×08 – Rico

CONTÉM SPOILERS

Better Call Saul começa a se aproximar do final da temporada surpreendendo a cada episódio. Rico trouxe elementos de uma tradicional história envolvendo advocacia. Não que isso não tivesse sido explorado antes, mas aqui acompanhamos um caso se desenvolver desde o início junto com todo o esforço de James para fazer o seu melhor.

Antes disso, porém, mais uma cena reveladora em flashback é mostrada. James trabalha fazendo entrega de correspondências na Hamlin, Hamlin & McGill quando descobre que passou no exame para se tornar advogado. Feliz, fala com o irmão sobre ser contratado na empresa. Mas Howard Hamlin não concorda com essa ideia. Em uma conversa onde escutamos apenas o som da copiadora, Howard dispensa James. Ao sair, promete reavaliar a situação após seis meses. E a decepção fica estampada no rosto do futuro advogado.

Bom, já sabemos da aversão de Jimmy por Howard e agora percebemos que motivos não faltam. O que deixou a conversa intrigante foi não saber o que foi dito para descartar James. Ok, talvez ele tenha sonhado grande demais, pois sua situação não era nada ideal. Fez faculdade de direito por correspondência e não tinha nenhuma experiência para já entrar diretamente como um dos advogados da firma. Mas ele sem dúvida contava com a ajuda do irmão para facilitar sua entrada. Será que a decisão de Hamlin teve o aval de Chuck? Ou não houve nenhuma participação dele na decisão? É difícil dizer. Porém, já conhecemos Howard para saber o quanto não é fácil convencê-lo de algo e que quase sempre ele consegue o que quer.

Voltando ao presente, James descobre, sem querer, um caso que pode se tornar grande. Em uma visita a Sandpiper, onde vivem idosos, percebe que vários itens pessoais cobrados estão superfaturados e são descontados diretamente do dinheiro dos clientes. É o próprio local que cuida das finanças de quem vive lá.

Então, imagine que você não é bem sucedido em sua carreira e tudo que tenta para melhorá-la acaba falhando. E que, de repente, uma oportunidade de conseguir algo grande que trará benefícios à sua profissão aparece. O que você faria? Definitivamente, aproveitaria essa chance. E é exatamente o que James faz. Seu esforço em busca de montar o caso ilustra toda a determinação que ele tem para melhorar. E que ele faria de tudo para isso. Inclusive entrar numa lixeira procurando evidências.

O novo caso também proporcionou que os irmãos McGill trabalhassem juntos. Os dois constroem um caso sólido a ponto de assustar os advogados da Sandpiper. A reunião com eles acontece na casa de Chuck e é conduzida quase que inteiramente por James. O valor de 100.000 dólares é oferecido para que o caso não continue. E Chuck, surpreendendo até mesmo Jimmy, pede 20 milhões. Parece que, no final das contas, o advogado não está tão fora de forma assim. Ele enxerga na conversa uma grande oportunidade e a aproveita.

De tão envolvido com o caso, o irmão de James nem nota quando sai de casa para ir até o carro. Quando percebe que está fora de casa sem nenhum sintoma, se espanta e solta a caixa que carregava. Parece que a única coisa que ele precisava era ver Jimmy na linha e voltar ao trabalho para que sua doença desaparecesse. A fama de Chuck como advogado é grande e espero vê-lo realmente em ação nos tribunais.

Quanto a Mike, sua situação começa a se complicar. Sua nora pergunta se a grana ‘suja’ que o marido havia recebido podia ser usada. E fala como se sua necessidade de dinheiro fosse grande. Isso o leva de volta ao veterinário que cuidou do seu ferimento quando chegou à cidade. Naquela ocasião, já havia sido insinuada a existência de alguns serviços para Mike caso ele quisesse. E nós já sabemos no que isso vai dar. Mike deverá fazer alguns trabalhos no submundo do crime em busca de dinheiro para a nora e a neta.

Não poderia terminar essa review sem falar um pouco de Kim. A personagem, no início da série, parecia ser promissora. Havia todo o mistério sobre sua real relação com James e o que aconteceu entre eles. Agora, vimos um beijo entre os dois no flashback, mas nada muito revelador. Enfim, o que quero dizer é que ela está sendo muito pouco aproveitada até agora e se tornando apenas um quebra-galho de James. Sim, sua história com o advogado ainda me intriga. O problema é que não passa disso. Quando olho para ela como um personagem individual, vejo alguém descartável. Espero que isso comece a mudar daqui em diante.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...