Resenhas

Resenha: Tudo nela brilha e queima, Ryane Leão

Sinopse: Estreia em livro de Ryane Leão, criadora da página onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes. ‘a poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos.’

Tudo nela brilha e queima retrata por meio de poemas temas sobre o universo feminino, ressaltando os amores, sabores, encontros, desencontros e relações abusivas. Um livro de empoderamento, cada verso toca de maneira intensa e você não sairá ileso a nenhum deles, isso torna a leitura um pouco pesada, mas necessária.

“só há revolução
quando há amor
por nós mesmas”

Apesar disso, o livro é sem complexidade de entendimento, são frases e pequenos textos que você devora em poucas horas. Quando começa, dificilmente conseguirá parar!

Estava para lê-lo há tempos. Primeiro porque amo poemas, inclusive foi através desse gênero que me apaixonei pelo universo literário. Segundo porque sou fã da escritora, Ryane Leão, uma mulher forte e admirável que escreve para fortalecer e empoderar outras mulheres. Além da questão da representatividade negra, alguns dos seus escritos abordam a força da mulher negra.

“você até sugeriu que eu usasse
um prendedor de roupas no rosto
ou que eu guardasse dinheiro pras plásticas que apagariam todos os meus traços de mulher negra
uma lembrança tão agressiva
que me apavora

e tem gente que me pergunta se foi fácil romper silêncios”

É um livro incrível, de uma escritora incrível. Eu super recomendo para aqueles que gostam e aos que não se aventuraram ainda com o gênero. Para aqueles que não tem muita afinidade, convido a começar por Tudo nela brilha e queima , se encantar e querer mais.

Vou terminar com um dos meus poemas favoritos, mostra a força feminina. Ser forte nunca foi uma opção, nascemos assim e vamos descobrindo a intensidade ao longo da nossa jornada.

“olhe todas as que vieram
antes de nós
não há segredo
a potência de ser mulher
atravessa suas veias

somos fortalezas”

Encontre em: Amazon.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário