O Universo Expandido de Star Wars contém informações importantes que não foram completamente exploradas nos seis filmes de George Lucas, como por exemplo, Vader batalhando constantemente com sua consciência moral. É interessante também que “Dawn of the Jedi” uma série em quadrinhos de Star Wars que se passa milênios antes de “Uma Nova Esperança” é considerada o primeiro material da franquia, cronologicamente falando.
Em 2014 a Lucasfilm anunciou que, em preparação para a futura Trilogia Sequela, o Universo Expandido não apareceria em nenhum material futuro da saga; as antigas histórias passariam a ser editadas sob a bandeira Star Wars Legends da qual esta HQ faz parte, e uma nova continuidade foi estabelecida, consistindo apenas dos seis filmes originais.
O roteirista Haden Blackman, responsável pelo “O Esquadrão Perdido” faz um ótimo trabalho explorando a psique de Darth Vader, uma mente envolta em culpa e remorso. Rick Leonardi que é o responsável pelos traços, explora muito bem o contraste entre a realidade e os sonhos de Vader, fazendo com que os sonhos sejam mais claros e esperançosos enquanto a realidade é mais sombria.
Lorde Vader está passando por sua calibração rotineira, ele é desmontado e remontado para operar com total eficiência. Durante o procedimento ele recorre a memórias que ele tem de Padmé, isso o mantêm são e equilibrado. Após o processo, ele é convocado por Palpatine que lhe entrega a importante missão de recuperar o Almirante Garoche Tarkin que desaparecera no Sistema Atoano.
Dando início a sua missão, Vader segue para o Sistema Atoano, ao pousar no planeta alvo eles são recebidos por um exército rebelde local, uma grande batalha se segue até que os nativos são sobrepujados se rendendo logo em seguida. Darth Vader tenta obter informações mas em vão, ao ver que ninguém cooperaria, Vader ordena a execução de todos, para sua surpresa alguém surge para entrar em acordo e a partir daí sua missão se torna mais objetiva.
Star Wars Legends – O Esquadrão Perdido, é uma HQ que explora a psicologia de Darth Vader muito bem, mostrando a todo momento como ele utiliza suas memórias, culpa e remorso para escapar de momentos ruins ou para ganhar forças em momentos difíceis. O Universo Expandido de Star Wars está em ótimas mãos, recomendo e muito a leitura para todos que têm interesse em se aprofundar na franquia.