Percy Jackson tem um ano irritantemente calmo na escola. Nada de monstros, nada de confrontos. Nenhum perigo imediato a rondá-lo. Até que ele descobre que os limites mágicos que protegem a Colina Meio-Sangue estão se esvaindo. A menos que uma atitude seja tomada, o acampamento será atacado por demônios e monstros. A única maneira de restaurar o poder dos limites do acampamento é encontrar o mítico Velocino de Ouro.
Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros – que fica, adivinhe só: logo ali, no Triângulo das Bermudas! Lá, enfrentam seres fantásticos, muitos perigos e situações inusitadas.
CONTÉM SPOILERS!
O ano para Percy Jackson foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga em sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra uma tenebrosa gangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chegada de sua amiga Annabeth traz outras más notícias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído. Nesta continuação, Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meios-sangues. Antes, porém, nosso herói entrará em confronto com um mistério atordoante sobre sua família – algo que o fará se questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.
Nessa nova aventura, Percy parte para uma jornada para resgatar seu amigo Grover das mãos de Polifemo, o grande monstro. Após ter um sonho com seu amigo correndo perigo.
Meu melhor amigo vai comprar um vestido de noiva
A sombra do monstro passou na frente da loja. Pude sentir o cheiro da coisa — uma combinação nauseante de lã de carneiro molhada, carne podre e aquele esquisitíssimo odor corporal azedo que só os monstros têm, como o de um gambá que comesse apenas comida mexicana.
Grover tremia atrás dos vestidos de noiva. A sombra do monstro seguiu em frente.
Além disso, Percy descobre que a árvore de Thalia que protege o acampamento meio-sangue foi envenenada e que o acampamento está fadado a destruição. Percy, Annabeth e Tyson, partem então em busca do Velocino de Ouro, a única coisa que pode salvar o acampamento de seu destino cruel.
Thalia foi transformada em um pinheiro quando ela arriscou sua vida salvando seus amigos em cima da Colina Meio-Sangue, que guarda e protege a linha de contorno para o Acampamento
Tyson é filho de Poseidon, deus dos mares, terremotos, e pai de cavalos. Sua mãe, porém, é um espírito da natureza desconhecida. Não se sabe muito sobre o passado de Tyson, exceto que ele era um dos muitos Ciclopes sem-teto que viviam nas ruas de Nova York.
Na minha opinião eu gostaria de falar muito mais sobre O Mar de Monstros, mas já dei spoilers demais, Neste segundo volume da saga, Riordan consegue um misto ainda mais interessante de aventura, mitologia e claro, muitas confusões. Não há como não se apaixonar pela saga, e para aqueles que ainda estão indecisos sobre ler ou não, só tenho uma coisa a dizer, Leiam logo!
Sobre a adaptação pro filme, me decepcionei demais, por conta de não terem colocado minhas partes favoritas no filme, mas cá entre nós, filme nunca será igualzinho ao livro!