Resenhas

Resenha: O Chamado do Cuco – Robert Gailbraith (J.K. Rowling)

Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Quando descobri que J.K. tinha lançado mais um livro (usando o pseudônimo Robert Gailbraith, não vou negar que fiquei tensa. Tensa porque não importa o que essa mulher lançar, eu sei que terei a obrigação de ler, seja bom ou ruim! Tensa porque ela sempre vai sofrer de uma enorme cobrança em seus trabalhos pós-era Harry Potter. E tensa porque me decepcionei com “Morte Súbita” e estava com medo de que não gostasse mais de nenhuma obra de J.K. Mas felizmente estava enganada!

O livro começa com a morte da supermodelo Lula Landry, que cai da varanda do seu prédio em uma rua em Londres, deixando uma multidão de fotógrafos, fans e curiosos na calçada, na expectativa de novas notícias. Após sua morte ser declarada como suicídio pela polícia, o irmão de Lula, John Bristow, não se conforma. Mesmo depois de 3 meses, ele não acredita que sua irmã tenha tirado a própria vida, ela procura o detetive particular, Cormoran Strike, para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra que sobrevive de bicos investigativos. Ferido fisicamente e psicologicamente, abandonado pela sua mulher e vendo seus negócios se afundarem em dívidas, ele se contenta a trabalhar em um minusculo escritório, onde não ganha nem o suficiente para pagar o aluguel, e vê na proposta de John Bristow uma alternativa de ganhar dinheiro, mesmo sem muita perspectiva de encontrar um assassino, afinal a polícia já havia decretado o suicídio. Mas como negar um caso que vem com uma bolada de dinheiro, milhares de documentos obsessivamente arrumados, gravações de entrevistas e cópias de documentos (tudo investigação pessoal do irmão de Lula)?

Em meio a entrevistas de amigos, familiares, policiais, porteiros, seguranças e conhecidos da vida de Lula, Strike vai descobrindo que o irmão dela não poderia estar mais certo: há muito mais por trás da morte da modelo do que ele imaginava. Contando com a ajuda de uma super-eficiente secretária temporária (que se apaixona pelo trabalho e não consegue se imaginar sendo temporária por muito mais tempo) Robin, Strike mergulha cada vez mais fundo na vida de Lula, e descobre uma trama repleta de traições, armações e ilusões que acobertam a morte da modelo.

O chamado do cuco não decepciona em sua história policial, sendo um livro afiado com intrincadas tramas, personagens interessantes e um mistério que consome o leitor até o final da leitura.Em um ritmo rápido, nos vemos cercados pela investigativa e sempre ávidos a continuar a leitura em busca do assassino. A história de Cormoran Strike fez sucesso antes mesmo de ter sido divulgado seu verdadeiro autor, e com razão!

Não leia esse livro porque é mais um de J.K., leia este livro porque ele é realmente bom! Tão bom que afinal terá continuação: “The Silkworm”, previsto para lançamento no dia 24 de junho! Vamos aguardar!

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...