Resenhas

Resenha: O Beijo das Sombras, Richelle Mead

Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi – os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.

Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

Primeiro volume da incrível saga Academia de Vampiros, O Beijo das Sombras nos trás o início de uma ótima história sobre vampiros.

Nesta saga, existem três tipos de vampiros:

Os primeiros são os Dampiros, que nada mais nada menos são, metade Vampiros, metade Humanos. Nascem para serem Guardiões dos Moroi, para protege-los de todo o mal.

Os segundos são os Moroi, que são inteiramente vampiros, mas  são mortais. Os Moroi são a Realeza dos Vampiros.

E por último os Strigoi, que são inteiramente vampiros também, mas são imortais, e são uma espécie, digamos, ruim. E que apavora todas as outras. Para sua sobrevivência, é necessário se alimentarem do sangue dos Moroi.

Rose Hathaway e Lissa Dragomir são melhores amigas desde a infância, e são tão  inseparáveis que nem mesmo elas tem noção do motivo exato disto até quase o fim do livro.  Lissa é uma Moroi e Rose uma Dampira, as duas tem um laço, cujo poder faz com que Rose sempre saiba o que está acontecendo para ajuda-lá.

Elas estudam no colégio São Vladimir, localizado em Montana, nos EUA. Após alguns acontecimentos muitos estranhos estarem ocorrendo, as duas amigas resolvem quebrar as regras e fugir do colégio quando estavam entrando no colegial. Viveram fugindo durante dois anos, ficando em campos universitários e tentando viver normalmente ao lado de humanos, até que os guardiões de São Vladimir as encontram.

A história vai realmente começar quando os guardiões de São Vladimir as levam forçadas de volta ao colégio, o lugar onde desde o inicio nunca deviam ter fugido, pois Lissa sendo uma Princesa com um nome muito importante, e sendo a última Dragomir, corre grandes perigos.

Logo no início do livro você pensa que, pelo fato de Lissa ser uma Princesa, última de sua linhagem Dragomir, ela será uma personagem chata e mimada, mas, com o decorrer do livro, percebemos o quanto ela é boa para com todos e totalmente ao contrário de ser mesquinha, mas ai começam a acontecer alguns eventos que a deixam depressiva, depois disso ela se torna uma personagem bem irritante, só que entendemos o porque, mesmo assim ficamos com raiva pois ela pode fazer de tudo para melhorar o que está acontecendo, tem a ajuda de todos, e mesmo assim prefere ficar sofrendo as escondidas, e isso, ela querendo ou não, vai afetando Rose também.

Rose, melhor amiga e guardiã de Lissa, é uma garota destemida que faz tudo para ajudar Lissa, e até que está disposta até a arriscar e perder a própria vida por sua melhor amiga  se for necessário. É uma personagem que não liga para o que dizem a seu respeito, é forte e valente, e engraçada…

Chegando na escola após dois anos perdidos, elas perderam muitas aulas necessárias para vampiros, Lissa está depressiva  e Rose sem treinamento, que é a parte mais importante de sua vida. Para compensar o tempo perdido, Rose começa a ter treinamentos extras com um instrutor da escola que ela não conhecia, Dimitri Belickov, um rapaz centrado, sedutor, lindo e que terá muita história pela frente que nos deixaram malucas…

Todos os Moroi tem influência sobre algum dos quatro elementos: água, ar, fogo ou terra. Todos os alunos Moroi, em seu segundo ano na escola, se especializa em algum elemento. Mas Lissa, que já está em seu último ano, ainda não se especializou em nenhum elemento. Quando ela começa a descobrir algo que apenas algumas pessoas sabem, isso a consome de uma maneira que em ela fica indefesa, e se encontram em um momento em que mais precisa da ajuda de Rose.

O livro é narrado por Rose, sua visão sobre o que está acontecendo, o que é legal porque Rose é uma personagem hiper divertida, até nos piores momentos ela consegue ser forte e nos fazer dar risada. Com ela não tem tempo ruim, aconteceu qualquer coisa que não à agradou, ela vai resolver, e seu método favorito é a  porrada ( briga ). É uma personagem que, por mais que de algumas escorregadas, é responsável e tenta fazer o possível e o impossível para ajudar.

Lissa é uma personagem que tem muito a crescer, de todas as maneiras. Tem que aprender a confiar nos amigos, mesmo se for uma coisa muito ruim, ela precisa da ajuda deles. E sendo uma figura importante na sociedade vampiresca, tem que aprender a lidar com as atenções em cima de si, só que ela não quer este cargo, não quer ser destaque. Mas ela terá que aprender a viver com isso.

Dimitri é um personagem se torna alguém muito importante na história, mas achei que neste primeiro livro, a autora não aproveitou tudo o que podia dele, mesmo assim, ele é uma figura que dará muito o que falar…

Enfim, o livro é muito cativante, você não tem vontade de parar de ler um minuto enquanto você não terminar. Os personagens são muito bem escritos e desde o inicio você já se apaixona por eles. Quando você acaba este primeiro volume, você fica desesperado pelo segundo e assim vai.

É uma saga muito boa, a personagem principal tem carisma e não fica de frescura, e com isso você pensa “Nossa, essa personagem aqui está meio parada”, “ela não podia fazer isso, ela precisa de ajuda”, Mas você sempre terá a Rose para de animar e fazer você continuar.

Indico este livro a todos os leitores que gostam de histórias de vampiros, mesmo essa sendo uma que foge um pouco do padrão, e é também um livro que evidencia a estrutura hierárquica de uma sociedade em decadência.

 

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...