O Alerta dos Irmãos Grimm é o terceiro volume da série Terra de Histórias, escrita pelo Chris Colfer.
Quem acompanha o Beco, sabe o quanto eu adoro essa série, os seus personagens, sua história etc. Resumindo, amo tudo! Antes de começar, eu subestimava muito o Colfer, achava que ele tava escrevendo só pra ganhar dinheiro como vemos muitos atores/vlogueiros famosos fazendo, mas ao ler O Feitiço do Desejo, fiquei completamente pasmo com o talento do ator. Fiquei apaixonado por toda aquela versão dos tão famosos contos de fadas. Sério. A forma como Chris desenvolve e recriar personagens que já conhecemos tão bem é hilária.
O primeiro corte é sempre o mais profundo, mas nem todos os cortes deixam cicatriz.
Ao contrário dos dois volumes anteriores, O Alerta dos Irmãos Grimm não é tão infantil. Mas não se engane. A essência dos outros tomos é mantida. Só que é notável ver uma evolução na escrita de Chris, tanto nas palavras usadas, quanto na criação de novas tramas. É bom ver que ele está acompanhando o crescimento de seus leitores e deixando a sua história mais encorpada e contextualizada.
Suponho que ninguém é lembrado exatamente como gostaria.
Apesar de trazer boas sensações, eu tenho algumas ressalvas. Enquanto Feitiço e o Retorno haviam sido recheados com jornada e altas doses de aventura, em O Alerta, as coisas demoraram um pouquinho para se desenrolar e não pudemos viver tantas emoções assim. Mas como eu disse acima, este volume foi de aprofundamento, entendo o motivo de não seguir tanto o ritmo dos outros.
Tenham cuidado com o que desejam.
Em relação aos novos personagens que apareceram, eu os adorei. São tão divertidos quanto os que já conhecemos. Adorei ter uma presença maior da Chapeuzinho Vermelho porque ela é a melhor pessoa e rainha. Agora senti uma falta da Harpa que também é o melhor instrumento encantado.
Aventuras são sempre melhores quando há alguém com quem compartilhá-las.
Uma coisa que senti bastante falta foi de irmos conhecer mais a Terra de Histórias, já que o livro fica muito focado no palácio das fadas e no outromundo. Mas creio eu que no quarto volume poderemos nos deliciar em uma aventura pelos lugares dessa Terra maravilhosa. (BENVIRÁ, PUBLICA LOGO O QUARTO VOLUME)
Às vezes, você tem de fazer a coisa errada pela razão certa.
Em contrapartida aos dois primeiros livros, este não acaba com a história fechada. Termina de uma maneira abrupta, daquele jeito em que você fica maluco pra saber o que vai acontecer. É impossível você não ficar sedento por respostas.
Basta uma maça podre para desgraçar a árvore inteira.
Agora se teve algo de se admirar, foi diversas críticas sociais como ao preconceito de raça, que mesmo de uma maneira metaforizada, deixa a mensagem bem clara. Acho que os livros infantis além de entreter também tem uma enorme função de conscientizar sobre assuntos sociais. Parabéns, Chris Colfer.
Não há guerras sem perdas, eu receio.
Como eu sempre digo nas resenhas dessa série, se você busca uma fantasia leve e nostálgica de alta qualidade, Terra de Histórias é a pedida certa. O Alerta dos Irmãos Grimm não decepciona e, de quebra, ainda mostra que Chris Colfer pode ser mais capaz do que imaginávamos que ele poderia ser.
Mas, como todo os bons segredos, ele merece ser deixado guardado até o momento certo.
Não perca tempo, se dê de presente de natal esses livros incríveis. Além de terem uma história maravilhosa, ainda possuem uma edição maravilhosa com mapa e ilustrações. Vale muito a pena, vocês não irão se arrepender.
Um passarinho não deixa de ter asas quando constrói um ninho.