Resenhas

Resenha: Mercenário – Anatomia de um Assassino, Daniel Way & Steve Dillon

 Um dos mais perigosos vilões do Universo Marvel está preso em uma cadeia de segurança máxima. É preciso interrogá-lo para descobrir o paradeiro de um material radiativo roubado. O agente especial Baldry vai encarar este desafio. Uma HQ bem divertida, violenta e instigante. Conheça o passado do Mercenário, desde sua perturbada infância até seu encontro com o Demolidor, Rei do Crime, Justiceiro e Elektra.

O passado do Mercenário sempre foi envolvido por mistério, mas o roteirista Daniel Way soube ligar vários pontos para explicar sua infância, tudo que lhe ocorreu é explicado de uma forma em que o leitor é surpreendido a cada reviravolta, seus motivos e também seu lado psicopático, que é cada vez mais evidente no decorrer da história. Apesar de tudo, Mercenário abraçou esse seu lado de uma maneira como poucos vilões o fazem, ele de fato se diverte ao matar e torturar seus inimigos e vítimas, fazendo com que ele seja um vilão imprevisível e extremamente perigoso.

A arte feita por Steve Dillon é detalhada, com leves mudanças de contrastes, seus traços são suaves e precisos, demonstrando com precisão o quão incríveis e mortíferas são as habilidades do Mercenário, que consegue desarmar uma granada com um mero palito de dente e utilizar objetos cotidianos como armas mortais.

O Mercenário está preso, mas deixou uma surpresa para o governo, plutônio escondido em três lugares diferentes, pondo em risco milhares de vidas inocentes. A fim de evitar uma tragédia, dois agentes especiais são enviados para tentar arrancar informações do prisioneiro, o agente Baldry e o agente Holskins entram no complexo de segurança máxima com o objetivo de interrogar e conseguir informações estratégicas do Mercenário, que está algemado e privado de qualquer objeto que possa utilizar como arma, pois suas habilidades o permitem atirar qualquer objeto com precisão e força fatais.

O interrogatório começa com o agente Baldry abordando a infância do vilão, esperando ser capaz de desestabilizar o seu psicológico e frustrá-lo até o ponto de cometer um deslize vazando as informações necessárias. Mercenário revela ter um irmão mais velho e que na infância ambos sofriam com um pai alcoólatra e abusivo, que batia na mulher e nos próprios filhos, revelando que seu irmão mais velho chegou ao limite de atear fogo na própria casa numa tentativa de matar o próprio pai.

tumblr_ml4djgMHIM1rcp7bmo1_1280264267-39539-elektra
Depois de tornar-se órfão, Mercenário passou por várias famílias até ser adotado definitivamente pelos Wilkersons, uma família maravilhosa, tão boa que é evidente o efeito negativo que isso trás ao vilão pois o pensamento de antagonizar essa bondade é visto em suas feições enquanto participa de bons momentos familiares. Demonstrando talento em jogar objetos, ele participa da liga amadora de baseball e após três jogos é convocado para a liga profissional, em seu primeiro jogo em casa, com seu pai adotivo presente na arquibancada, ele demonstra pela primeira vez sua capacidade de matar.

Na última bola do jogo, Mercenário decide abandonar a partida porque, em suas palavras, “perdeu o tesão”, assim ele pede para ser substituído, mas o treinador o convence a jogar a última bola, ele aceita, decidindo que assim pode se “divertir” um pouco. Ao invés de lançar a bola para eliminar o batedor, ele a joga em sua cabeça “eliminando-o” de sua existência, provocando uma verdadeira comoção na plateia chocada, depois disso Mercenário é expulso da liga e levado para a CIA para trabalhar como um assassino.

Mercenário – Anatomia de um assassino nos mostra em profundidade parte da origem do principal vilão do Demolidor, o fato de ele se divertir matando seus inimigos demonstra que ele não teme a morte, ele não só se diverte matando, mas o que mais lhe traz satisfação são os meios que utiliza para matar, qualquer coisa é uma arma em sua mão, isso fica bastante evidente nessa HQ, um personagem sarcástico, imprevisível, calculista e extremamente perigoso. Uma leitura recomendada para quem gosta de vilões que abraçam seus destinos, e tiram prazer nisso, O Mercenário, como o próprio nome já diz, faz qualquer coisa pela quantia certa e realmente não há nada que ele não possa fazer.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...