Resenhas

Resenha: Cowboys & Aliens, Joan D. Vinge

Cowboys & Aliens inicia com um belo prólogo que compara a invasão alienígena com a tomada das terras dos índios pelos europeus. Entre armas, germes e aço, os pele-vermelhas não têm idéia do que os atingiu. O argumento é simples: no Arizona de 1873, quando um homem só podia contar com seu cavalo e com sua pistola, onde índios travavam uma batalha perdida contra colonos europeus, um inimigo novo estava prestes a entrar na equação. Um invasor que via os humanos como inimigos, e estava decidido a conquistar o nosso mundo. Será que vão conseguir?

Cowboys & Aliens é um livro de ficção cientifica, de Joan D. Vinge.

 

O universo é feito de histórias, não de átomos.

Em 1873 no Arizona, um homem acorda sem memória no meio do deserto e acaba indo parar em uma cidade chamada Absolution, chegando lá acaba descobrindo que é um fora da lei, só que isso não é nada quando a cidade se vê sobre o ataque de uma força fora do normal. Pessoas totalmente incomuns junto contra o mal. Tais pessoas acabam embarcando em uma jornada para destruir esses seres que ameaçam o local onde vivem.

Sabe aquele livro que te conquista nas primeiras páginas? Esse é o caso de Cowboys & Aliens. Quando acabei o primeiro capitulo vi que era um caminho sem volta. Já queria saber como ia se desenrolar tudo. Quando vi que estava viciado na trama, foi doloroso descobrir que era apenas um livro. Com a história daria para fazer uma trilogia fantástica, porém, quando cheguei ao final percebi que a autora acabou parando onde deveria ter parado e que se tivessem mais livros à história se prolongaria muito. Confesso que quando comprei o livro por dez reais em uma loja de departamentos, não coloquei muita fé, mas o livro foi uma surpresa enorme para mim.

Queria começar falando dos personagens, tão peculiares e únicos que é impossível não gostar deles. Jake, o homem sem memória, é um herói, mas não aqueles heróis chatos e bleh que encontramos em outros livros. Ele é valente e destemido. Um verdadeiro cowboy. Temos outros personagens incríveis também. Emmett, o neto do xerife, é outro personagem destemido, para sua idade a coragem que ele possui é de se impressionar. Ella, a misteriosa mulher do grupo também é impossível não se admirar com sua história e suas atitudes. Gostei da evolução de todos os personagens. É legal vê pessoas tão diferentes se unindo para destruir um mal em comum.

A trama é cheia de mistério e ação misturados com aventura, a autora soube utilizar os artifícios comuns em histórias como essa, não errou na mão em momento algum. O modo como ela foi regendo as ordens dos fatos impediu de o livro ter momentos chatos e parados. Mas é meio difícil uma história que envolve velho oeste e alienígenas ser chata. Chega a ser engraçado essa mistura de algo tão arcaico com uma coisa tão futurística. Joan soube usar bem esse tema e criar uma estória completa e sem muitos furos.

Simplesmente amei a narração deste livro, acabou tornando a leitura bem mais rápida e prazerosa. Em terceira pessoa, todos os personagens importantes foram lembrados e nenhum momento passou em branco para o leitor.

Só tive problema com um fator. O clímax. Não sei o que aconteceu. No final de um capitulo estávamos em um local e no começo do outro já estávamos aonde a trama chegaria ao ápice. Acabei meio que perdido nesse momento, foram muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e ficou meio complicado me situar e saber onde cada personagem estava e o que ele estava fazendo. As descrições da autora sobre os alienígenas foram meio vagas e também fiquei meio perdido nessa parte. Mas fora isso, depois de algumas páginas você começa a entender um pouco da situação. Esse foi o único ponto meio que negativo no livro. Porém, não se engane esse momento é o que tem mais ação e combate.

O final foi condizente e até emocionante digno de uma trama como esta. É lindo e chega a ser tocante.

Cowboys & Aliens é totalmente revigorante e é uma leitura mais do que obrigatória para os amantes de histórias sobre aliens e velho oeste. Com o seu jeito totalmente único, este livro se tornou um dos meus favoritos. Fica a dica e a recomendação. Espero que gostem tanto quanto eu gostei.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...