Resenhas

Resenha: Capuz Vermelho – Dias Perdidos, Judd Winick, Pablo Raimondi & Jeremy Haun

“‘Capuz Vermelho –  Dias Perdidos’ conta a história de Jason Todd, que outrora havia sido Robin, o ajudante do Batman morto cruelmente pelo Coringa. Todd foi atingido por vários golpes de pé de cabra, queimado e soterrado por uma explosão, mas eventos misteriosos ressuscitam o ‘menino prodígio'”.

Escrito por Judd Winick, vemos uma narrativa bem elaborada que demonstra a transição de um vilão em busca de vingança para anti-herói. A arte é mesclada entre dois artistas que têm uma leve similaridade entre seus traços, porém, Haun consegue captar a atenção do leitor de uma forma mais dinâmica, sua arte é mais detalhada e com cenas mais impactantes, aparentando fluir mais naturalmente.

Tudo começa quando Jason Todd acorda misteriosamente em seu túmulo e foge sem nenhuma lembrança de seu passado, passando alguns anos vagando com amnésia até ser encontrado por Talia al Ghul, filha de Ras al Ghul. Jason estava praticamente em estado vegetativo, a única coisa que lhe sobrara era seu instinto e seu reflexo, seu corpo reagia a ataques, mas não esboçava qualquer outra reação. Com o tempo seus músculos começam a se fortalecer e ele vai se tornando mais rápido e poderoso, mas sua mente continua quebrada e sem memória. Talia acaba se afeiçoando a Todd e, buscando ajudá-lo, aproveita o momento em que Ras al Ghul se banha no poço de Lázaro, uma fonte capaz de regenerar ferimentos e doenças graves e de até mesmo reviver e rejuvenescer. Surpreendendo-o, Talia joga Jason na fonte, fazendo com que ele recupere toda sua memória e finalmente tenha capacidade de buscar vingança contra o Coringa, o responsável pela sua morte, e contra Batman, por poupar a vida do Coringa.

warrggrgrrhldimage4Após recuperar sua memória, Jason é guiado por Talia e parte em uma jornada ao redor do mundo para aprender, evoluir e enfim se vingar. Recebendo treinamento em várias artes marciais, armas brancas, explosivos e armas de fogo, ele se torna uma verdadeira máquina de matar. Quando seus tutores se revelam criminosos impiedosos, estupradores, traficantes e assassinos cruéis, Jason sente a necessidade de reagir, eliminando-os juntamente com seus cúmplices, deixando um rastro de corpos por onde passa. Esse acontecimento foi um divisor de águas, a partir daí Todd demonstra um novo senso de justiça, distorcido por acontecimentos e experiências traumáticas, Robin combatia o mal de uma forma não letal, porém sua piedade morreu com ele, agora retornará a Gotham em busca de vingança, cada vez mais próximo de se tornar o Capuz Vermelho.

Cada página lida é uma etapa da evolução de Jason até se tornar um anti-herói, sua sede por vingança e seu novo senso de justiça o farão trilhar um caminho solitário, deixando corpos de criminosos por onde passa. Essa HQ retrata a ressuscitação de um personagem e uma rara ocasião: quando o feito causa o efeito desejado, pois Jason Todd não tão adorado em sua época como o Robin, torna-se um personagem mais interessante e intenso. Uma ótima leitura e um roteiro que não perde o foco em nenhum momento, todos os momentos que Todd vivencia o levarão ao seu destino.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...