Resenhas

Resenha: Capitão América – Morre uma Lenda – Jeph Loeb, J. Michael Straczynski, Leinil Yu, Ed McGuinness, John Romita Jr., David Finch & John Cassaday

“Durante mais de 70 anos, o Capitão América lutou para proteger o país que ama, até ser baleado por um assassino misterioso, Agora, a comunidade de super-heróis precisa encontrar uma forma de lidar com a dor enquanto chora pelo fim de um dos seus maiores heróis, e também aceitar a responsabilidade que possa ter pela morte do Capitão América.”

A Marvel sempre leva a sério o assunto de matar um personagem, seja ele importante ou não. Por isso, quando o herói escolhido se tratava do icônico Capitão América, obviamente a história e suas repercussões teriam que ser imensas.

De certa forma o capitão sempre foi um dos personagens mais importantes do Universo Marvel, apesar de sua primeira aparição pré-datar o início oficial (“Quarteto Fantástico 1” 1961). Ele surgiu 20 anos antes como cocriação de Joe Simon e Jack Kirby, apesar disso ele certamente tinha tudo necessário para ser considerado um herói Marvel, mesmo antes de Stan Lee trazê-lo de volta em 1963.

O roteiro idealizado por Straczynski mas produzido por Loeb é bastante focado nos detalhes onde sempre é possível perceber várias referências de outras histórias e a arte foi feita por Yu, McGuinness e Romita Jr. É claramente possível ver a diferença dos traços durante as edições, mas os três são mestres no que fazem e não deixam nada a desejar.

Steve Rogers o Capitão América se rende pondo um fim a “Guerra Civil”, uma guerra que levou dois grupos de super-heróis as ruas para lutarem pelo registro dos heróis ou pelo anonimato, o capitão por sua vez liderou a resistência contra o Homem de Ferro e, por fim, percebendo que seus atos estavam trazendo mais o mal do que o bem, decide se render pondo um fim a guerra.

fallen-son-5

Durante sua escolta para o tribunal ele é baleado gravemente várias vezes, com isso Nova Iorque se torna um Caos, enquanto Tony Stark lidera a S.H.I.E.L.D procurando o culpado o mesmo acontece com os heróis que ainda resistem a lei do registro. Ninguém quer acreditar mas enquanto todos procuram lidar com o luto e a certeza de que não mais poderão contar com o Capitão América, inimigos surgem para ameaçar o mundo, enquanto o mesmo enfrenta a morte de um ícone.

“Capitão América – Morre uma Lenda” é uma HQ tocante que passa a tristeza da morte de um dos maiores personagens do Universo Marvel de forma palpável, fazendo o leitor sentir o mesmo que os demais personagens, ao mesmo tempo que a tristeza toca também temos cenas de ação frenéticas e muito bem elaboradas, com tantos talentos trabalhando na mesma história não é uma surpresa que tenha sido um grande sucesso, recomendada principalmente para os fãs do “primeiro vingador”.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...