Entre 2008 e 2009, as residências de Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton e diversas outras celebridades foram invadidas e saqueadas. Os ladrões, um grupo de jovens criados em um endinheirado subúrbio de Los Angeles, levaram o equivalente a 3 milhões de dólares em joias, dinheiro e artigos de grife, como relógios Rolex, bolsas Louis Vuitton, perfumes Chanel e jaquetas Diane von Furstenberg. As notícias surpreendentes sobre o caso chocaram Hollywood e intrigaram o mundo. Por que esses garotos, que em nada correspondiam à tradicional imagem dos bandidos, realizaram crimes tão ousados?
A jornalista Nancy Jo Sales entrevistou todos os envolvidos, incluindo os pais e os advogados dos jovens, e até mesmo as celebridades que sofreram os assaltos. Em Bling Ring: a gangue de Hollywood, ela apresenta todos os detalhes de uma das quadrilhas mais audaciosas de nossos tempos. A história real também inspirou o filme de Sofia Coppola, estrelado por Emma Watson.
Quando fiquei sabendo do lançamento deste livro na turnê da Intrínseca, logo me interessei pela história mas, até aquele momento, eu achava que era tudo ficcional. Pesquisei um pouco, e descobri que tudo tinha acontecido de verdade, não era apenas ficção. Então, antes de comprar o livro, procurei saber um pouco mais desse caso, li documentos dos julgamentos da época, vídeos, entrevistas, e até conversei com um dos envolvidos.
Consegui contato com outros membros, mas não conversei. Aliás, não conversei com nenhum deles, coisas relacionadas ao caso, apenas sobre suas vidas pessoais, tudo o que eu sei, foi pesquisando.
CONTÉM SPOILERS!
Bom, Nick Prugo, era um garoto que não gostava de sua imagem e tinha sérios problemas de auto estima. Quando ele muda para a escola Indian Hills, na Califórnia, ele conhece Rachel Lee e sua melhor amiga Diana Tamayo. Na época, ambas já possuíam passagem na polícia por roubo de produtos da Sephora. Pouco tempo depois, o trio conhece Courtney Ames, e Nick conhece as irmãs Tess Taylor e Alexis Neiers (não são irmãs de verdade), participantes de um reality show, Pretty Wild.
Nick e Rachel se tornam melhores amigos. Ela apresenta à ele, a maconha e a cocaína, primeiramente e saem juntos todas as noites para checar os carros, um procedimento em que eles saíam pela sua rica vizinhança, Calabasas, checando as portas dos carros para ver quais estavam abertas e pegar algum dinheiro ou qualquer coisa interessante que encontravam, para comprar bebida, roupas e poder viver luxuosamente, como as celebridades.
Um dia, um amigo próximo de Nick, estava viajando. Foi a primeira casa que roubaram. E não parou por aí: após frequentarem sites como TMZ, Celebrity Address Aerial, eles passaram a descobrir mais sobre a vida das celebridades e quando estavam ausentes de suas residências. Paris Hilton foi a primeira vítima, e não foi a última. E essa, nem tampouco foi a última vez que a roubaram.
Personalidades como Linday Lohan, Orlando Bloom e Audrina Patridge tiveram muitos itens roubados. Nick e Rachel se vangloriavam nas festas que frequentavam, dos roubos que faziam. E assim, começaram a ter a vida de famoso que sempre sonhavam. O grupo passou a agir em bando, então.
A história é totalmente fascinante, e eu realmente me empolguei escrevendo o resumo acima, que contém spoilers não intencionais. O livro, passa a maior parte, refletindo acerca do comportamento deles, e conta pouca coisa, do caso real. É uma ótima introdução para você que se interessou pelo bando, e pelas suas ações, afinal, que adolescente não sonha em ter o guarda roupa da Paris Hilton ou os rolexes do Orlando Bloom?
Com relação ao filme da Sofia Coppola, foi produzido, ao meu ver, como se fosse ficcional. Não parece um documentário, e uma pessoa desinformada do assunto, pode achar totalmente desconexo com a realidade. É muito bom, apesar de apresentar um Nick Prugo (Marc, no filme), como homossexual assumido, coisa que não coincide com a realidade. Nick sempre foi muito reservado com relação a isso.
Diana Tamayo não aparece retratada no filme por um motivo desconhecido. O filme gira em torno de Emma Watson (interpretou a Alexis, da vida real, Nicki, no filme), o que era uma coisa óbvia, mas a história central, gira em torno de Nick e Rachel. No entanto, apesar de tudo isso, sou viciado no filme e viciado no caso. Não pelo o que eles fizeram, mas pelos princípios que fizeram a gangue chegar até determinado ponto. Totalmente indicado, livro e filme.
Comentários do Facebook
Sem comentários