Anna é uma adolescente de 17 anos que mora em Atlanta com sua mãe e seu irmão mais novo. Seus pais são divorciados, e seu pai é um escritor muito conhecido por seus romances, tem uma melhor amiga chamada Bridgette que é baterista, e um quase namorado em seu serviço no cinema. Com sua vida perfeita, Anna é obrigada por seu pai, a ir cursar o último ano do Ensino Médio em um internato para americanos em Paris, mas a garota não quer ir de jeito nenhum, não quer deixar sua vida na América para ir a um país onde nem sabe falar a língua oficial.
Chegando em Paris (contra sua vontade) Anna acaba conhecendo pessoas e fazendo amizades por lá, até que em sua primeira noite conhece Étienne St. Clair, um garoto romântico, sonhador, com cabelos e olhos castanhos e encantador. Todas as meninas se encantam por ele e tentam de tudo para se aproximar. Mas ele tem namorada.
Logo de início eles se tornam amigos, só que Anna quer ser muito mais que amiga de Étienne. Anna é insegura e sente falta de casa, até que faz amizades e aprende a viver e gostar daquele lugar, e ai ela começa a se perguntar ” Onde exatamente é minha ‘casa’ ? ”
Anna e Étienne tem seus problemas particulares, cada um com o seu, e acabam um ajudando ao outro a como superá-los.
Depois de um tempo, Anna não é mais aquela garota frágil e insegura, ela começa a se entender, ver o que está se passando ao seu redor e consegue superar as expectativas.
É um romance que se desenvolve lentamente ao decorrer do livro, é uma leitura cativante. A cada capitulo que você acaba, não tem vontade de deixar o livro, você quer sempre mais e mais.
A história é narrada por Anna, que nos faz sentir que estamos mesmo em Paris! Descreve os lugares, os cinemas, os pontos turísticos, etc. Mas o que mais nos prende a essa história e nos deixa maravilhados é a história de Anna e Étienne. Um romance proibido entre amigos que dará muito o que falar.
E, você quando está lendo, fica naquela expectativa do que irá acontecer e como isso irá se resolver. No livro há partes que você irá rir, chorar, se apaixonar e algumas partes que ficará com raiva, mas a autora Stephanie Perkins conseguiu fazer com que todos ficassem presos ao livro do começo ao fim.
É uma obra que além de ter a história de amor tem a descrição das paisagens, lugares e tudo que se tem de bom em Paris, e isso na minha opinião foi o que me deixou mais grudada a este livro.
Por fim, Anna e o Beijo Francês é um romance que vale a pena ler, se você gosta deste gênero, vai se apaixonar ainda mais por Anna e Étienne.