Neste livro, o escritor Walcyr Carrasco registra os momentos mais engraçados e comoventes vividos ao lado de Uno, um cão que, além de um simples companheiro, tornou-se um verdadeiro amigo, ensilhou-lhe a enxergar as pessoas de outra maneira e, sobretudo, devolver-lhe a alegria de viver. Entre mordidas e lambidas, você irá rir e se emocionar com as aventuras desse anjo de quatro patas que renovou a rotina e os sentimentos de seu dono.
Minha paixão pelos livros do Walcyr Carrasco é uma coisa que vem de muito tempo atrás, do ensino fundamental, quando eu li Estrelas Tortas para uma prova, e a história conseguiu me tocar profundamente, fiz até minha avó ler, e ela também amou. Com Anjo de Quatro Patas, não foi diferente. O título e a capa me atraíram de uma maneira extremamente incomum quando vi o livro no folheto da Saraiva. Comprei o livro pouco tempo depois e o li em uma tarde.
Minha tristeza foi substituída por um sentimento de alívio. Abracei-o. Afundei a cabeça nos seus pêlos.
– Meu amigo! – murmurei.
O livro conta a história do autor, Walcyr, com seu cachorro Uno, um husky siberiano, filhote único de um casal de cães de seu irmão que pretendia lucrar com o negócio de vender cachorros, que na época estavam na moda.
A fidelidade de um cão costuma ser maior que a de uma pessoa, mesmo quando o animal é submetido a situações extremas.
Quando o autor aceita ficar com Uno, que recebeu este nome justamente porque não possuiu irmãos, ele passava por um momento muito difícil em sua vida, já que havia perdido sua amada há pouco tempo, e estava beirando a depressão. Sem muitas expectativas com o filhote, este surpreende e se torna o melhor amigo de Walcyr, que nessa altura está morando sozinho.
Queria correr riscos. Só chora quem realmente amou, e sem amor a ida é apenas uma passagem desolada.
Em meio das inúmeras aventuras que Uno se envolve, forçando Carrasco a se envolver também, o cão vira seu fiel escudeiro e como o autor cita em determinado ponto do livro, “não paga a ração que come”.
A vida se renova, os sentimentos desabrocham. Meu cachorro me ensinou a amar. Estou pronto para me apaixonar novamente.
A trama se encerra juntamente com a história de Uno, mostrando inclusive alguns dos e-mails que o autor recebeu, sobre histórias de pessoas com seus anjos de quatro patas. É um livro extremamente tocante, capaz de despertar inúmeras emoções no leitor, assim como a maioria das tramas de Walcyr, tanto na literatura quanto na televisão. Indico para qualquer pessoa, principalmente aquelas que possuem um amor incondicional pelos seus cães, estas especialmente, se sentirão mais emotivas com relação a esta história de amor que bate qualquer romance barato.
Comentários do Facebook
3 comentários
[…] Minha paixão pelos livros do Walcyr Carrasco é uma coisa que vem de muito tempo atrás, do ensino fundamental, quando eu li Estrelas Tortas para uma prova, e a história conseguiu me tocar profundamente, fiz até minha avó ler, e ela também amou. Com Anjo de Quatro Patas, não foi diferente. O título e a capa me atraíram de uma maneira extremamente incomum quando vi o livro no folheto da Saraiva. Comprei o livro pouco tempo depois e o li em uma tarde. Leia nossa resenha completa clicando aqui. […]
esse livro e uma bosta
vc que é um bosta até escreveu errado kkk