Em Os Instrumentos Mortais, mais precisamente em Cidade dos Ossos, somos apresentados ao clube logo no primeiro capítulo, como uma espécie de casa noturna, em Nova York, onde membros do Submundo e mundanos se misturam. Também vemos que Shadowhunters frequentam o lugar, buscando demônios (Clary vê Jace, Alec e Izzy caçando um demônio muito parecido com um humano, logo no início). Apesar de possuir o mesmo nome do clube apresentado para nós posteriormente (em publicação) em Anjo Mecânico, parecem não ter nenhuma relação.
Na série prequel, As Peças Infernais, conhecemos um outro Clube Pandemônio, que consiste em uma organização secreta de mundanos com grande interesse sobrenatural. Nas reuniões, segundo informações, a maioria destes mundanos tentavam realizar feitiços ou invocar demônios, outros eram apenas entusiasmados em obter mais conhecimentos sobre o mundo que é escondido dos olhos comuns, como uma espécie de hobby.
O símbolo do Clube Pandemônio, era um ouroboro duplo, isto é, duas serpentes mordendo a cauda uma da outra, em formato circular, simbolizando o início e o fim do mundo. Em Anjo Mecânico, Tessa Gray vê o símbolo pela primeira vez na carruagem das Irmãs Sombrias, que a buscam assim que desembarca em Londres, para se encontrar com o irmão Nathaniel.
Representação gráfica do símbolo do clube
Spoilers de Anjo Mecânico neste trecho – O Clube Pandemônio foi fundado em nos anos de 1800 pelo Magistrado (Axel Mortmain), cujo principal objetivo era destruir a raça dos Nephilim. Possuía a ajuda das Irmãs Sombrias, e juntos supervisionavam uma série de casas de jogos secretos, que induziam mundanos a perder tudo o que tinham e um pouco mais, em jogos de azar mágicos. Quando eles se endividavam, o dinheiro era extorquido de maneira ruidosa, como foi o caso de Nathaniel Gray, irmão de Tessa.
Basicamente, isso é o que são os Clubes Pandemônios. Há também, a cidade de Pandemônio, que é onde os demônios vivem e, segundo informações do demônio Thammuz, em Príncipe Mecânico, seu tamanho faz com que Londres pareça uma vila. Informações detalhadas serão apresentadas em uma coluna futura, sobre os demônios. Por hoje é só, esperamos que tenham gostado do conteúdo apresentado, e, apesar de termos o Códex, que nos explica tudo isso e um pouco mais, é sempre legal discutir conhecimentos com outros fãs, né? Não deixem de comentar na postagem a opinião de vocês, acrescentar algo ou apenas discutir e de compartilhar o link para que outras pessoas possam ler também. Até sexta que vem!