Lifestyle: Como lidar com as acnes que aparecem no rosto?
Lifestyle: Como lidar com as acnes que aparecem no rosto?
Atualizações

Lifestyle: Como lidar com as acnes que aparecem no rosto?

A adolescência é uma tremenda benção para algumas pessoas e um pesadelo para outras. Quem na infância tinha aspectos que não gostava, comemora quando essas características mudam na puberdade. Mas ela não é essa fada madrinha que a gente imagina e vem com um preço bem caro: as espinhas, cravos e acnes em geral. Eu mesmo, sempre tive a pele lisa, sem nada. Entrei na adolescência e continuei sem nada, comemorei. Doce ilusão, tempos depois meu rosto parecia um chocolate com amendoins dentro.

É engraçado que a Netflix lançou um seriado recentemente, chamado de Big Mouth, em que a puberdade é justamente relatada como um monstro. Me identifiquei, e logo tem crítica sobre aqui no site.

Mas voltando ao ponto principal, eu comecei comprando aqueles cremes de farmácia, aqueles sabonetes de limpeza em busca de retomar a minha pele perfeita: nada. Fui atrás de dermatologistas, limpezas de pele…: nada. Comecei a surtar, até que conheci um tratamento de rejuvenescimento (com vinte anos, imagina quando chegar nos 60) que ajuda a tratar a acne e está sendo uma MARAVILHA para mim. Vou contar para vocês um pouco da minha experiência, e como foi toda a minha saga em busca do tratamento.

Mas, o que são acnes?

A acne é um problema na vida de muita gente, e bastante comum de surgir na época da adolescência e nunca te largar se você não tratar. Também tem predisposição genética, por isso é importante você acompanhar com seu dermatologista antes de embarcar em qualquer medicação e tratamento, inclusive esse aqui. Cravos e espinhas são as principais manifestações da acne. Essa condição cutânea ocorre quando os folículos da pele são obstruídos por células mortas e sebos. As inflamações ocorrem devido à presença de bactérias como Propionibacterium acnes no local.

Como a acne pode se manifestar?

  • Grau 1: É o grau mais leve de acne. Consiste no aparecimento de espinhas e cravos pequenos. Não há inflamações ou lesões cutâneas. A limpeza de pele e esfoliações, duas vezes por mês, são os tratamentos recomendados. Além disso, também é possível tratar com o uso de ácido (consulte seu médico dermatologista).
  • Grau 2: É quando as espinhas são pequenas, mas estão com pus e também aparecem cravos na pele. Nesse grau de acne, o tratamento com luz pulsada é recomendado por especialistas. Mas, é preciso sempre consultar os dermatologistas, já que eles podem prescrever, em alguns casos, antibióticos.
  • Grau 3: É quando surgem lesões dolorosas e profundas na pele, além das espinhas e cravos. Esses nódulos ficam muito inflamados e a vermelhidão é intensa. Nesses casos, é preciso ir ao dermatologista, já que o tratamento é com medicamentos fortes como isotretinoína.
  • Grau 4: É o maior grau de gravidade de cravos e espinhas. Nessa fase, além da acne, abcessos e cistos costumam aparecer com aspecto desfigurante. o tratamento é similar ao do grau 3.

O que causa a acne?

Existem diferentes tipos de acne. A acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).

Mitos da acne

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esses fatores têm pouco efeito sobre a acne:

  • Alimentos gordurosos e chocolate têm pouco ou nenhum efeito sobre o desenvolvimento ou curso da acne
  • Acne não é causada pela sujeira. Na verdade, esfregar a pele com muita força ou a limpeza com sabonetes abrasivos e produtos químicos irrita a pele e pode piorar a acne. Fazer uma simples limpeza da pele para remover o excesso de óleo e células mortas é tudo o que é necessário.

Minha luta até encontrar o tratamento ideal

Quando minha acne começou a ficar inflamada e muito recorrente (surgia uma espinha por dia no meu rosto), marquei consulta com dois dermatologistas, e nenhum deles me receitou um remédio específico. Continuavam naqueles de farmácia, que a gente compra sem nem saber se vai funcionar. Foi então que na terceira médica, ela examinou mais de perto (geralmente eles usam uma lupa) e me receitou uma série de remédios caríssimos, que consistiam em um ácido específico para o meu tipo de pele (que eu deveria usar para dormir e não poderia pegar luz nenhuma com ele no rosto, para não queimar), um sabonete para peles oleosas, em que eu deveria lavar o rosto duas vezes por dia e um protetor solar para eu jogar na cara até dizer chega.

Os tratamentos com ácido são bastante abrasivos, e se você sai um dedinho da linha, seu rosto pode ficar queimado (uma vez eu exagerei na dose e parecia que tinha levado chinelada na cara), e o protetor solar deve ser usado em abundância. Se você sofre ou sofria de acne, protetor solar! Só digo isso.

Além desse tratamento, eu deveria fazer uma limpeza de pele com esteticista especializado a cada mês. E sério, nessa época eu fui a pessoa mais feliz do mundo, porque em pouquíssimo tempo meu rosto melhorou e as espinhas começaram a sumir, mas as marcas e as manchinhas ficaram.

Tratamento com luz pulsada

Com as espinhas no devido controle, depois de terminar o tratamento com o ácido, fiquei usando apenas o sabonete da Vichy Normaderm, que é para quem tem pele oleosa. Ele é bem forte, e minha pele chegava a ficar super seca no frio, então use com cuidado para não dar efeito rebote: você deixar a pele tão seca que ela produz ainda mais óleo para compensar.

Foi então que a minha dermatologista me indicou o tratamento para acne e manchas (rejuvenescimento) com a luz pulsada: é basicamente uma máquina que dá choques no seu rosto e melhora muito.

O procedimento se dá basicamente no contato entre o aparelho de luz pulsada e a pele, que é facilitado pelo uso de gel. A ponteira do equipamento específico encosta na pele do paciente que sente uma leve queimação. Olha o vídeozinho do tratamento sendo feito em mim:

Depois da sessão, a pele fica bem mais clara, porque a luz remove as células mortas e ainda higieniza seu rosto. É normal também que a pele esteja um pouco avermelhada e com um leve ardor. Usar filtro solar é indispensável, além disso é preciso evitar a exposição da área tratada ao sol.

O tratamento de acne com luz pulsada é eficaz. Mas, esse aparelho traz muitos outros benefícios para a vida das pessoas. A luz branca de alta intensidade emitida pelo equipamento é capaz, por exemplo, de produzir elastina e colágeno na pele.

Mas e o ácido, parou?

Não! O tratamento com a luz pulsada, como eu expliquei basicamente aí em cima com a ajuda de uns sites de pesquisa, é feito só uma vez ao mês. Fechei um pacote com dez sessões no início do ano, e ainda estou praticamente na metade, porque tem que dar um tempo entre uma consulta e outra.

Mas, sempre que faço a sessão da luz pulsada, volto uns dois dias depois para aplicação do ácido com LED azul, que também é eficaz para o tratamento da acne, no meu caso.

O LED azul

O LED Azul, considerado como uma evolução na fototerapia por se tratar de uma técnica indolor, não térmica, não invasiva, que não promove danos à pele e não necessita de tempo de recuperação após a aplicação, além de não possuir restrições quanto ao fototipo cutâneo e quanto a época do ano para utilização.

A ação do LED sobre a acne é muito interessante para os tratamentos estéticos: a bactéria causadora produz uma substância química chamada porfirina para manter seu metabolismo normal. A exposição dessa substância a luz do LED azul causa um estímulo fotodinâmico que altera a molécula da porfirina interrompendo o metabolismo da P.Acnes e eliminando a presença da bactéria sem lesionar o tecido. Na teoria, é isso. Na prática, ME AJUDOU MUITO.

O que você recomenda então, Gabu?

Antes de qualquer coisa e de se desesperar com as acnes, procure um médico dermatologista. Não vale a pena você gastar trinta reais em uma pomada secativa da vida, e mais trinta em um sabonete sem saber se eles realmente vão te ajudar… É melhor guardar esse dinheiro, juntar mais um pouquinho e se consultar, para ver o que é melhor para o seu caso.

Lembrando que, eu fiz esse post única e exclusivamente para contar a minha experiência no tratamento da acne e como foi complicado comigo. Não tome nenhuma decisão, não compre nenhum pacote de tratamentos sem antes consultar um médico, combinado?

Hoje em dia, não uso mais nenhum medicamento na pele que não estejam incluídos nesse tratamento da luz pulsada com o LED, além do filtro solar, que agora só compro em gel (para peles oleosas), coisa que descobri também depois de passar no dermatologista. Antes só comprava em creme, e isso piorava ainda mais a minha situação.

Também uso um secativo da marca Needs, que também é natural e em gel, para depois das sessões de limpeza de pele, que meu rosto fica parecendo um pimentão de tanto poro aberto, mas só nesses casos. Nos dias em geral, é só protetor.

E maquiagem, Gabu?

Quando eu vou gravar alguma coisa em vídeo, eu passo apenas base e pó, para não ficar com aquele rosto brilhoso. No começo, eu comprava aqueles pós específicos para curar espinha (não vou citar a marca, mas vocês devem conhecer bem, né? Aqui nasce!) e só pioraram a minha situação. Parece que eles aceleraram todas as espinhas que iam nascer, de uma só vez.

Hoje em dia, eu passo a maquiagem normal, faço o que deveria fazer e já tiro, para não piorar a situação e estragar o tratamento, afinal o objetivo é precisar não passar nada no rosto, né?

Dica de ouro

Se você tem a pele oleosa, como eu, provavelmente deve sofrer para lavar o rosto milhares de vezes por dia, né? Isso pode até causar aquele efeito rebote que eu comentei ali em cima. Uma coisa que eu descobri, que tira a oleosidade da pele, ajuda a controlar as espinhas e ainda é super barato, são os lencinhos anti-oleosidade da Ricca. É uma caixinha, que vem 50 lenços e custa tipo dez reais. Isso não é merchan, sério. Eu compro mesmo, mas Ricca, se quiser mandar, estamos aí. Dá uma olhada neles aqui.

Leitor do Beco Literário tem desconto em tratamentos de pele

Sim, Becudos! Eu faço meu tratamento no Espaço Flor da Pele, em São José dos Campos e se você tem interesse em fazer é só falar que leu o post do Gabu, que você ganha 15% de desconto em qualquer tratamento facial (inclusive na luz pulsada, que eu faço!). Dá uma olhada no Instagram deles aqui, e se tiver qualquer dúvida, comenta aqui no post.

Antes de qualquer tratamento ou de utilizar qualquer produto facial, consulte seu médico dermatologista.

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







Sem comentários

Deixar um comentário