Anti-Herói, o novo álbum de Jão, pouco mais de um ano após seu álbum de estreia “Lobos” segue a mesma linha da melancolia e depressão que já estávamos acostumados mas com um pouco mais. Esperamos pelo álbum ansiosamente assim como todos vocês e, acompanhando o Jão desde o início de sua carreira, vamos compartilhar com vocês todas as nossas impressões, track by track de Anti-Herói.
Jão é o meu cantor preferido na vida, de longe. Acompanho sua carreira desde os primeiros vídeos do Youtube, que vieram seguidos dos seus primeiros singles e por fim, de Imaturo, que acabou por lançar o cantor no mainstream com seu subsequente álbum, Lobos, sucesso de vendas e de streaming em todas as plataformas. Já estivemos em mais de três shows do cantor ao redor do país e as minhas expectativas para o novo álbum estavam bem altas, principalmente depois do lançamento de Louquinho, single avulso e experimental que antecedeu Anti-Herói. Então, antes de prosseguir com essa review, saiba que minha análise foi profundamente baseada nas minhas expectativas
Anti-Herói, mais que Lobos, me faz sentir algo que não sei descrever, só sei que faz. Tem aquela pitada que deixa cada música viciante e cada verso com vontade de gritar a plenos pulmões, ao mesmo tempo em que quero ouvir sozinho no meu fone de ouvido. Esse é apenas um do misto de emoções que Jão me causou com esse lançamento.
A Última Noite, é propositalmente a primeira música de Anti-Herói. Com um pouco mais de quatro minutos e um início meio angelical, seguido por uns acordes bem calminhos, fala de uma noite para viver tudo. Uma noite pra roubar um banco, rasgar a roupa apaixonados… Uma noite depois da noite que a gente termina, o que dá a entender que é a última noite dele e do seu amado juntos, curtindo tudo o que precisam curtir após o término, antes de cada um seguir o seu rumo. Ele diz ser a melhor noite de suas vidas, no alto do prédio, e pelo fato de serem pequenos, isso é a coisa mais linda. Ao mesmo tempo em que está triste, diz ser uma noite de supernova, onde tudo começará do zero. Depois da morte vem a vida, uma noite da sua loucura que você guarda embaixo da língua. Ao mesmo tempo em que suspira pelo fim, envergonhado e chorando, implora para o amado estar do seu lado, e se beijarem para esquecer o porquê de tudo ter dado tão errado. A mais bonita das despedidas, a melhor noite das nossas vidas. O ritmo da música aumenta conforme ela avança, passando um ar como se ele estivesse desesperado para fazer tudo o que ainda não fez, não se conformando com o fim. Ainda há muita coisa pra se fazer, é preciso correr… É uma música linda, que nos passa aquela sensação de isso, corre, vai, vocês vão conseguir fazer tudo o que falta! Mas não… A única certeza que eles tem, é que fizeram tudo errado. E agora não há mais presente, nem passado, só a liberdade. A única promessa é que essa última noite será a melhor de suas vidas.
Triste Pra Sempre, vem na sequência, com um coral de crianças entoando a plenos pulmões triste pra sempre! Ele fala que queria estar bem para levar o amado para andar por aí, sendo engraçado e bem disposto. Dá a entender que esse é o primeiro dia após A Última Noite, em que ele lida com o luto e com a vontade de fazer tudo o que ainda não foi feito, se esquecendo de que o suposto relacionamento acabou. Ele diz que quer mais, que continua ligando, mas que tem um desejo de ser maior e melhor, mais bonito. Eu quero estar contente mas eu simplesmente não consigo… Eu ando pela rua e nada mais me surpreende, eu era melhor no passado do que eu sou no presente, tenho medo de ser só isso, minha vida daqui pra frente… Pô, eu não quero ser, triste pra sempre. Ele não consegue superar a perda e mesmo tentando seguir com seus dias, parece que nada mais faz sentido sem a pessoa que perdeu. O passado lhe parece muito melhor que o presente, momento de incertezas. É uma música bonitinha, com o coral de crianças que complementa alguns versos da música e com oooh oooh ao fundo. É uma música de luto, de alguém que pensa demais em algo que já passou. Ele pede ajuda, mas ninguém parece o entender. Só o amado pode salva-lo, beijando-o e fazendo-o feliz de novo. Mas parece que para isso, ele precisa ser maior, melhor e mais bonito… Precisa provar algo para merecer novamente a atenção daquele que se foi.
Enquanto me Beija, foi o primeiro single com clipe da nova era. Feito em tons de azul, com Jão tocando piano, começa já com uma vibe super melancólica. Aqui, parece que ele começa a descobrir que a pessoa que tanto amava, não o amava de volta. Teu olhar me diz eu até gosto de você, mas só gostar não faz feliz quem te adora assim até morrer, simbolizando que a pessoa que se foi era tudo para ele, e não havia reciprocidade. Jão começa então a relembrar de fatos do passado, mais uma vez, e ele revive o meme eu te chamei de amor, você me chamou de Jão. Será que seu amor estava com ele apenas pelo o que a persona Jão trouxe para sua vida e não o amava por quem ele era de verdade? Aqui, ele ainda se lamenta que tenta ser otimista, que tenta ser melhor do que estava na música anterior, mas não funcionava, porque seu amor não liga mais. Será que eu sou a melhor coisa da tua vida ou só o melhor que você conseguiu até aqui? Ele volta a lamentar sobre sua aparência no refrão, enquanto se questiona quem seu amado pensa enquanto o beija. Em um cara mais bonito da televisão? Um amor do passado? Parece que a pessoa se envolveu com ele não tendo superado um amor que já foi, e o faz se esforçar para estar cada vez melhor, mesmo sem necessidade, afinal ele é uma pessoa nova. Tento ser mais bonito e falar grosso como outros por aí, talvez seja um dos trechos mais pesados e que ainda traduza a comunidade LGBTQ+ em um geral. As pessoas ligam cada vez mais para a aparência e menos para o conteúdo em si de alguém. O clipe mostra cenas de confusão, dentro de sua cabeça, já que ele não entende mais a pessoa que estava com ele. Será que o que tiveram foi real alguma hora? Foi tudo uma ilusão? Às vezes, essa confusão o domina e o deixa perdido, mas ele consegue retomar o controle, mesmo sendo enganado. Não me conta, não me mostra, não deixe que eu perceba em quem você pensa enquanto me beija…
Essa Eu Fiz Pro Nosso Amor, é uma das minhas músicas preferidas. É um pouco mais animada que as anteriores e ele assume isso na letra. Ele começa dizendo que ele fez essa música para os dois bêbados em uma festa dançando, para toda letra do Cazuza que ele decorou porque seu amado gostava e para a mãe dele, que era tão linda. Ele fez essa música para o seu amado enquanto estavam em seu auge. Eu já tinha desistido de mim, minha vida é sempre assim. Tenho a minha fama de sofredor, então não conta pra ninguém, mas essa eu fiz pro nosso amor, verso em que ele deixa claro, que apesar de sofrer muito pelas coisas, escreveu uma música feliz para o amor. O refrão é maravilhoso e super chiclete, e eu mal posso esperar pra gritar nos shows essa eu fiz pro nosso amoooooooor, oh oh oh. A letra é magnífica. Ele ainda dedica a música a avenida São João e outros lugares em que eles se beijaram, para a jaqueta jeans, blusa do Taz e todas as roupas que o amado tirou. Ele ainda cita todos os shows lotados que ele perdeu a letra porque estava pensando nele… Eu até perco o ar falando dessa música de tão linda que é. Se eu não tivesse que manter o compromisso de escrever uma resenha séria contando minha opinião, eu escreveria um texto só com “AAAAAAAA” para essa música porque nada me define mais. Da mesma forma que em A Última Noite, essa música tem um verso falando das estrelas lindas que o amado o fez ver por baixo da língua. Alô, PROERD? I think we got an issue down here. A música evolui para trechos mais tristes ao final, quando ele se lembra que o amado foi embora, já que a música é sobre a história deles e a história teve um fim. Ele então se lembra da blusa do Taz que agora está desbotada, da mãe que ficou muda no telefone e dos choros toda vez que toca Exagerado, do Cazuza. Essa eu fiz pro nosso amoooooor, oh oh oh.
Fim de Festa é definitivamente a música que traduz em grande parte a comunidade LGBTQ+ e aquelas pessoas que curtem a festa como se não houvesse um amanhã e ao final, sempre se escoram em alguém porque não aguentam mais de tanto passar mal. Eu fiquei bem puto com a audácia do fulano que foi embora de fazer isso, sinceramente. Mas ok, vamos analisar a letra. Quando a festa acabar, cê vai me procurar com teus problemas, com teu jeans, teu all star, com a tristeza no olhar, é o teu sistema, traduz exatamente o que eu disse. O amado só queria ele no final da festa, depois que a curtição já passou. Só eu sei, o tanto que me dói me entregar tão fácil e mesmo assim, vou enxugar teu olho, vou me deixar de lado e te guardar em mim. Sou teu amor de fim de festa, tua bebida mais barata, teu coração é tão gelado, meu Deus eu sou tão azarado… Ele sofre muito por ter sido deixado em segundo plano, mas mesmo assim, se coloca de lado pela outra pessoa porque precisa estar ali por ela com as decepções dela. Parece uma música sobre alguém egoísta, que segura a outra pessoa por capricho, apenas para não estar sozinha. Enquanto está na festa, rodeada de outras pessoas, está tudo bem. Quando tudo acaba, recorre para aquela pessoa do escanteio, recorre ao troco das bebidas caras para pegar a condução e encontrar com a outra pessoa, porque não tem coragem de deixa-la ir. Ao mesmo tempo, a música é sobre alguém que não percebe que está sendo usado porque está cego pela paixão. Ele fica, mesmo sendo maltratado porque tem esperanças na mudança. E a mudança não vai vir. Eu só queria ir pra casa, mas tô cuidando de você, meu Deus o que eu fiz pra merecer, o teu amor de fim de festa… Sei, é sempre assim, eu só sirvo pro fim da tua glória… Você chama a atenção, mas um a um eles vão, todos embora é o trecho mais forte da música e que exemplifica exatamente o que eu disse ali em cima. Talvez seja a música mais triste e solitária de todo o Anti-Herói, porque não há aquele sofrimento que a gente entende pelo fim do relacionamento, pelo luto, há somente a ilusão, a certeza de que se está sendo passado para trás, mas a prisão de não conseguir escapar daquilo. Ele está refém dos seus próprios sentimentos.
Barcelona começa uma nova onda de felicidade em Anti-Herói. Seria uma viagem para tentar superar o ex? Mergulhei e era água fria, meu Deus que mania de me afogar. Supliquei a Sagrada Família que tivesse piedade, pr’eu poder me salvar. Ele percebe que estava sendo passado para trás, ao mesmo tempo em que tenta seguir em frente, tenta se salvar da prisão em que estava. É uma música que começa a trazer um pouco de sensualidade para o álbum, principalmente com o trecho me lambeu feito sorvete no verão Mediterrâneo feito a imagem de um deus ou um santo italiano, me deixou em carne vive, vivo dentro da chacina dos teus montes de amores, Barcelona… Gente! Ao mesmo tempo que parece um flashback, parecem novas experiências que ele busca em novos locais (Barcelona, hm?). Ele diz que está sem amor, como alguém que conheceu o sublime e voltou a chatice de ser humano, ou seja, ele conheceu o amor e voltou para o mundo mundano. Ele ainda cita alguns nomes em espanhol, SETE, que eu não entendo nada, pois, tenho um bloqueio descomunal para espanhol (obrigado por essa, Jão), mas guarda essa informação porque ela vai ser importante no final da análise. Vi essa teoria inclusive em um grupo de fãs que participo. É uma música meio dançante e tem um final que complementa a sensualidade do início, como se fosse um canto de alguém que precisa desesperadamente de alguém que o ame. Barcelona, diz que me ama!
Você Vai Me Destruir, parece vinda de alguém que está aprendendo a gostar de outra pessoa de novo, depois de todas as desgraças, ao mesmo tempo em que parece uma volta no tempo de quando o relacionamento estava no início. É muito gostosa de ouvir e também tem uma letra que eu amo cantar junto. Tua boca na minha é a minha desgraça, teu peito no meu só bate, arregaça. Eu quero você e você disfarça com essa cara que, vai me destruir. Pensando bem, conforme a música avança, acredito que seja mesmo uma volta no tempo, porque traz uma pitada de ódio, de alguém que pode estar começando a superar. Você não ama ninguém, nem me deixa ir além, eu tenho medo de te perguntar o que a gente é, você abala minha fé… Então viu, vê se me deixa ir, eu continuo aqui, você vai me destruir, verso que complementa aquilo que comentei em Fim de Festa. Ele finalmente parece perceber que precisa seguir em frente, por ele, e que precisa se libertar dessa prisão em que esteve por todo esse tempo. Me deixa ir, me deixa ir, me deixa ir… Me deixa ir, me deixa ir é entoado durante uma grande parte da música, como se ele implorasse para ser libertado, já que ele se entrega e não recebe nada de volta, porque a outra pessoa não ama ninguém e não o deixa seguir em frente. Puro egoísmo. Então viu, vê se me deixa ir, eu continuo aqui, como se ao mesmo tempo em que ele precisasse ir, ele deixasse claro “se mudar de ideia, eu ainda estou aqui”. Não tenham medo de perguntar sobre o relacionamento de vocês e não deixem o outro preso, pelo amor de tudo!
VSF é a minha música preferida. Eu já disse isso em alguma outra? Se sim, saiba que é impossível ter só uma preferida. Acho que eu já gostava mais dela desde que vi a lista de músicas de Anti-Herói. Começa um pouco mais animada que as anteriores também, mas a letra é um lamento e uma libertação. Na frente dos seus amigos, você solta minha mão, se perguntam ‘cês estão juntos’, é claro que não… Denuncia sem me ver, num riso tão desajeitado, eu sou bom pra tua cama mas não pro teu lado é a parte de denúncia misturada com lamento, por alguém que agora percebe que foi feito de trouxa pela outra pessoa, mas aí vem a parte boa da música, em que começamos a ver a tão sonhada superação: E eu nem vejo graça mas no seu sorriso, meu peito não bate mais como era antes, e a vida nunca fez tanto sentido, de perto vejo que éramos distantes… ENTÃO VAI SE FUDER! Você e o seu rostinho lindo, volta e vai viver, com todos os teus amigos ricos, eu me esforcei bastante pra desapegar e fiquei muito tempo onde você tá, mas agora eu não sinto mais a dor, então vai se fuder, você, meu grande amor. Olha, pra gente que sofreu o álbum inteiro com as dores do Jão, querendo morrer de raiva com o fulano que o fez de trouxa, ouvir essa música é libertador, além de ser um hino pra todo mundo que já foi trouxa na vida pelo menos uma vez, né? Percebemos que ele não superou totalmente, mas está no caminho certo. Agora ele já percebe e consegue ver a vida com seus próprios olhos e retomar o sentido dela, e a pessoa permanece na mesma. Me devolve o que eu te dei, o meu amor e o meu tempo, você tem prioridades mas eu tenho sentimentos, dessas brigas meu corpo até que sente falta, mas tenho me acostumado a não te ter de volta, AI EU NÃO CONSIGO EXPRESSAR SEM CAPS LOCK o tanto que amei ler esses versos. Finalmente deixou de ser trouxa, GRAÇAS A TODOS OS DEUSES! Imagina só a cara da pessoa para quem todas essas músicas são destinadas? Achou que estava na pior? Só risos quando chega em VSF. A música se encaminha pro fim com um coro de eu não vou mais chorar, eu não vou mais chorar… Porque daqui pra frente é uma nova vida! Os esforços não foram suficientes pra você, então VSF! A música finaliza com sorrisos que se transformam em um choro, mostrando a bipolaridade que é o processo de superação. Mas continua assim que você consegue, Jão!
Hotel San Diego eu vou ser obrigado a dizer de novo que é a minha música preferida porque o tanto que eu já ouvi, provavelmente vai fazer a música bater recordes no Youtube. Enigmática, sensual e considerada música de strip tease por vários fãs nos grupos. Ainda há quem disse que se trata de uma suruba pós término de relacionamento. E eu fico no meio de todas essas teorias com a minha cabeça explodindo. Ela já começa meio Crazy in Love da Beyoncé, que o Jão costumava cantar antes, o que me deixou muito feliz, porque ele canta bem esse ritmo (que nem sei o nome, mas amo). E os melhores da cidade em sua melhor versão encontram seu destino num carpete azul no chão… Amontoados no meu carro caro por vaidade, a cidade fala mal querendo fazer parte, que culpa a gente tem de ser bonito e ter pouca idade? No elevador, sem jeito e sem medo, sete bocas com sete segredos no quarto sete do Hotel San Diego… Pele na boca vocês fazem bem, rindo sem roupa e sem amar ninguém… No escuro eu te vejo tão bem. Já é o suficiente pra você também achar que a música é sobre um surubão? Lembra que eu disse que em Barcelona ele citava sete nomes? Pois bem, na mesma música, ele diz que San Diego os abriga. E agora joga essa bomba na gente de sete bocas com sete segredos no carpete azul do chão. Eu tô surtando com as teorias, sinceramente, mas a música é incrível. Achou que Jão era só pra sofrência? Jurou! Os acordes dessa música fazem com que ela pudesse estar facilmente na trilha sonora de Cinquenta Tons. Não nego que eu queria. Cada um libera aqui as dores que estão presas, a loucura cai melhor ao corpo que a cabeça, eu já nem lembro de você olhando pra essa luz vermelha, é o melhor trecho da música pra mim. Sete pessoas precisando liberar suas dores? Uma loucura de fim de semana que faz a cabeça esquecer de tudo? Pois é! Tudo resolvido na suruba do Hotel San Diego. Esse é o tipo de música que precisa ser sentida com a letra, por isso eu só escrevi surtos sobre ela. Simplesmente não tem como opinar, só sentir. Ouve e depois vem me falar se você concorda.
O álbum termina com uma faixa de voz intitulada como 🙁 que é uma música chamada de Anti-Herói ou Me Desculpa, gravada de forma acústica, Jão e violão, como se fosse um áudio do Whatsapp. Nela, ele diz que as melodias são tão vazias longes dos escritos do amado, e que juntos eles eram os artistas favoritos deles mesmos. Se eu me perdi em outros lábios, foi pra te prender me odiando… Será que ele se arrepende de tudo o que fez e ainda quer voltar para o amado ou esse foi agora ou momento de recaída? Será que ele traiu o amado e se arrependeu depois? Foi um grito, ainda te espero, pra escrever latino-americano. Eu tento mas nunca me lembro do que eu era antes de você, e se antes de dezembro eu sabia me reconhecer, e se eu não gostar de mim, e se eu for mesmo tão pequeno? Eu não devia questionar… Me desculpa mesmo. É uma música bem pessoal, que traz itens um pouco desconexos para nós que não conhecemos a história por trás. Ele agora tem medo de ser pequeno, tem medo de que tudo o que o amado disse sobre ele, ser de fato, verdade. É uma música bem triste, melancólica e que pode te deixar triste também, então cuidado com o gatilho. Uma noite no alto de um prédio, vendo a cidade por cima, você disse a gente aprende a voar na decida. E você foi tão mais alto e eu fiquei com o que dói. Em queda livre eu sou mesmo, um anti-herói… Um anti-herói… Um anti-herói, são os trechos que encerram a música e o álbum, complementando A Última Noite.
Essas não foram as minhas impressões logo de cara do álbum, surgiram depois de ouvir repetidamente, de ler teorias de fãs nos grupos e de conversar com a Grazi, minha amiga que também é fã dessas doidas, como eu. Não me responsabilizo se tudo o que eu escrevi não servir mais daqui umas semanas, porque minhas percepções mudam cada vez que eu escuto e eu tenho ouvido SÓ esse álbum repetidamente, over and over again.
De qualquer forma, vale a pena dar uma chance para Jão se você ainda não deu. Eu sigo aguardando os shows da nova turnê em São José dos Campos pra cantar essas novas e surtar com Anti-Herói. Escute o álbum no Youtube.
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