Ativista indígena Guarani, psicóloga e escritora, Geni Núñez disserta sobre a sexualidade dos povos originários e suas pluralidades na obra Descolonizando Afetos, lançada pelo selo Paídos da Editora Planeta. A obra conta com prefácio de Ailton Krenak, uma das maiores lideranças indígenas do país, e posfácio da cacique guarani Juliana Kerexu, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. A capa é baseada em uma arte de Denilson Baniwa, indígena do povo Baniwa e um dos artistas contemporâneos mais importantes da atualidade.
Misturando a escrita técnica com a poética, Geni resgata as raízes da tradição do povo Guarani, desvelando memórias das relações entre gêneros dos povos originários. A obra é dividida em três partes, sendo a primeira um compilado de pesquisas que expõem como a colonização europeia afetou a forma de se relacionar e os impactos que os valores cristãos tiveram na sociedade contemporânea. Na segunda parte, desmitifica equívocos comuns a respeito da não monogamia. Já na última parte, traz reflexões que acolhem pessoas que desejam vivenciar diferentes formas de amar.
Em uma das passagens, a escritora discute o conceito de família na atualidade, no qual a persistência em um casamento é vista como um sucesso e a separação como uma derrota. Esse pensamento faz com que muitos casais permaneçam juntos, apesar da infelicidade, apenas para manter as aparências. “O ideal de que família perfeita é aquela que permanece junto no casamento a despeito da qualidade dos vínculos é reforçado pela pressão social que coloca o ‘fim’ das relações como um sinal de fracasso e que nomeia famílias que fogem à norma como “desestruturadas”, escreveu Geni.
Descolonizando afetos é um livro patrimônio. Geni mistura a bagagem acadêmica e as tradições dos seus antepassados para conversar, de forma poética e acolhedora, com as leitoras e os leitores. Ela traz a voz dos povos originários que, por muito tempo, esteve calada. “O olhar sobre um mundo de pensamentos, jeitos e modos de ser diferentes sempre existiu em nosso povo, com respeito e amor. Sempre estivemos em luta e é assim que permanece o viver do povo Guarani, o Nhandereko”, escreve Juliana Kerexu no posfácio.
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