dia mundial da poesia
Livros, Novidades

Dia Mundial da Poesia: 4 livros que trazem humor, charadas e outras emoções em versos

No dia 21 de março é celebrado o “Dia Mundial da Poesia”. Escolhido na Conferência Geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999, a data tem o intuito de reconhecer e impulsionar os movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais. Além disso, naquela ocasião, consta que um dos objetivos principais era ajudar os jovens a redescobrirem valores essenciais e permitir a reflexão sobre si mesmo.

Um artigo realizado na Universidade do Planalto Catarinense revelou que no quesito infantil a poesia tem uma relevância muito grande, porque no âmbito escolar ela pode apresentar experiências humanas, de uma maneira mais leve e didática em suas estrofes, que complementam o conhecimento sobre o mundo real.

No momento de pandemia que estamos vivendo, a poesia também se mostra essencial. Ela serve como um escape do mundo real para um lugar que traduz emoções e reflexões em versos. Sabendo da importância desse gênero literário em qualquer idade, a Disal, referência no mercado editorial, selecionou alguns livros para celebrar, inspirar e influenciar a leitura de poesias.

Confira:

A Poesia Pede A Palavra – Lalau e Laurabeatriz

Palavras miúdas e simples, como “Até”, “Igual”, “Talvez”, “Quem” e “Se” são o ponto de partida para uma obra poética cheia de rimas e metáforas. Da dupla Lalau e Laurabeatriz, que já assinaram 50 livros juntos, todos os 24 poemas do livro falam das coisas simples, bonitas, profundas e complexas da vida. Do vaga-lume que brilha, sozinho, numa noite cheia de estrelas, à constatação ética e poética de que eu, tu, ele, nós, vós e eles somos iguais, afinal de contas. O humor também aparece – se há mais mistério entre o céu e o telescópio, o que há entre o olhar e o caleidoscópio? E, como poesia boa deixa sempre aquele ponto de interrogação dentro da gente, aqui, a certeza fica em dúvida e nasce então um talvez!

Saiba mais:  https://cutt.ly/HzhFxWO

Toda Poesia de Augusto dos Anjos – Augusto dos Anjos

Um dos poetas mais importantes e estudados do país em novo projeto gráfico A banalidade, o pessimismo, a morte, o escatológico, a ciência e o cotidiano são as principais matérias-primas para Augusto dos Anjos, autor paraibano que desafiou, de forma corajosa e independente da crítica, os formatos, as convenções e as temáticas tradicionalmente associadas à poesia de então. Contemporânea e ao mesmo tempo retrato de uma época, a obra de Augusto mantém-se questionadora e, portanto, necessária. A presente coletânea, cuja organização e prefácio são de Ferreira Gullar, é de enorme importância histórica e literária. Um verdadeiro presente.

Saiba mais: https://cutt.ly/9zhGlU6

Varal de Poesia – Henriqueta Lisboa + José Paulo Paes + Mário Quintana + Fernando Paixão

Em mundo cheio de seres imaginários e situações absurdas. De jogos, charadas e adivinhas. Um mundo musical, cheio de mistério e de encanto, de surpresas e de emoções. É o que você encontrará neste livro, escrito por quatro poetas brasileiros.

Saiba mais: https://cutt.ly/FzhHlGY

Toda Poesia – Paulo Leminski

Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia – do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer–se em mostrar um ´à vontade´ que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos. Este volume percorre a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia.

Saiba mais em: https://cutt.ly/YzhJD7W

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...

Comentários do Facebook







1 comentário

  • Responder Raissa 19/03/21 em 17:08

    Depois dessa vou ate ler os poemas de tão curiosa

  • Deixar um comentário