Atualizações

Curiosidades e 150 anos de Alice!

No dia 27 de janeiro, Lewis Carroll, o famoso criador de “Alice no País das Maravilhas” teria completado 182 anos. O autor nasceu em 1832 e faleceu em 1898, mas nunca é tarde demais para descobrir algumas curiosidades sobre essa mente magnífica!

– Carroll sofria de enxaquecas crônicas e epilepsia, além de gagueira, surdez parcial e ADHD.

– Além do clássico infantil mundialmente conhecido, também escreveu 11 livros sobre matemática e 12 obras de ficção literária.

– A produtividade de Carroll era invejável: ele conseguia escrever 20 palavras por minuto, uma página de 150 palavras em sete minutos e meio, e 12 páginas em duas horas e meia.

– Ser matemático não significava ser bom em finanças pessoais. Carroll não estava muito preocupado com o dinheiro e sua conta bancária vivia em desequilíbrio.

– Além de ser um escritor voraz de cartas – correspondia cerca de 2 mil vezes por ano -, também era excêntrico: algumas de suas cartas eram escritas de trás para frente, obrigando o leitor a ler a carta com auxilio de um espelho para entender.

– A primeira vez que Carrol contou a história de Alice foi no Dia da Independência (04 de julho) de 1862.

– O famoso gato Cheshire foi inspirado nos queijos do condado de Cheshire (Inglaterra) – uma área tomada por laticínios onde “sorrindo como um gato Cheshire” era uma frase popular (uma possível explicação para essa frase é a de que os gatos seriam muito felizes em morar em uma terra com tanta exploração leiteira). O queijo era moldado como um rosto sorridente de um gato e cortado de trás para frente, fazendo com que o gato desaparecesse lentamente e a última parte a ser consumida fosse a cabeça.

– “Aventuras de Alice no País das Maravilhas” foi traduzido para mais de 70 idiomas.

– Na Christ Church College, em Oxford, onde Carroll passou a maior parte de sua vida, um coelho branco e Alice segurando um flamingo estão imortalizados em vitrais.

– Mesmo Alice sendo um sucesso, Carroll só viajou para o exterior em 1867, quando foi para a Rússia, fazendo paradas na Polônia, Alemanha, Bélgica e França na volta.

Lewis_Carroll_1863
 

Lewis Carroll foi uma das mentes mais brilhantes da literatura e em 2015 sua obra mais conhecida “Alice no País das Maravilhas” completa 150 anos. Entre adaptações cinematográficas de muito bom gosto e edições muito bem elaboradas, Alice continua sendo um dos maiores clássicos de todos os tempos, encantando crianças, jovens e adultos.


113537189_1GG
 

 

Fonte: Publishers Weekly

Anterior Seguinte

Você também pode gostar de...