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Crítica: Oito Mulheres e Um Segredo (2018)

Muda-se o protagonismo e o segredo continua o mesmo. Em “Oito Mulheres e Um Segredo” (2018), um grupo de espertas e audaciosas ladras dão continuidade não apenas aos roubos espetaculares que marcaram a franquia como ao clima de humor.

A mentora do crime aqui é Debbie Ocean (Sandra Bullock), que também segue uma linhagem – ainda que controversa – ao evocar o sobrenome e o passado bandido do irmão Danny (George Clooney), principal da trilogia anterior. Debbie contacta sua aliada Lou (Cate Blanchett) para recrutarem mais seis moças com habilidades específicas e roubarem juntas uma joia valiosa em pleno Met Gala, baile anual promovido pela revista Vogue. É nesse contexto que surgem na tela a atriz Daphne Kluger (Anne Hathaway), a estilista Rose Weil (Helena Bonham Carter), a estrategista Tammy (Sarah Paulson), a joalheira Amita (Mindy Kaling), a hacker Nine Ball (Rihanna) e a “batedora de carteiras” Constance (Awkwafina).

O elemento que salta aos olhos no longa é a rapidez com que diálogos, situações e até pontos no argumento se desenvolvem. Qualquer piscada e lá se vai uma referência ao mundo da moda, um artifício cômico ou mesmo um detalhe do intrincado plano de Debbie Ocean. A química entre Sandra Bullock e Cate Blanchett é incrível e acompanha esse dinamismo – é fácil de notar a conexão entre elas, quase um ship intencional promovido pela direção. Anne Hathaway está afinada com a sua diva cheia de acessos e frases de efeito, que no terceiro ato se mostra tão esperta quanto às ladras, e Sarah Paulson, em sua atuação mais cínica e divertida até o momento.

Helena Bonham Carter se torna o contraponto como uma fracassada estilista, servindo de ponte para o espectador mais lento, tentando se adaptar a um mundo de golpes e de sacadas rápidas. Não menos importantes, temos Mindy Kaling, Rihanna e Awkwafina, figuras de muito carisma e cujas personalidades casam bem com suas especialidades. O filme faz referências a personagens da trilogia anterior, mas insere uma “mitologia” própria, mostrando que o diretor Gary Ross (Jogos Vorazes) quer distanciar suas criações dos trabalhos iniciais – bem evidenciado na sensível cena final.

Fonte: Divulgação

Para os fãs do mundo da moda, todo o luxo e glamour do baile do Met Gala é apresentado, com participações obrigatórias da própria editora da Vogue, Anna Wintour, e da realeza de Hollywood e da alta sociedade de Nova York, alinhada com uma trilha sonora que varia do country americano à balada francesa.

O único ponto de demérito no filme também vem de sua maior qualidade: a pressa. O timing da trama não acompanha o das personagens, e pontos de conflito que poderiam causar uma tensão necessária no público acabam se esvaindo rápido demais. Empecilhos na preparação do roubo, um detalhe improvisado na noite do baile e até a ameaça de um antagonista a altura tem pouco tempo de ação. Não que mulheres badass sejam um problema, pelo contrário – essa é a proposta do filme –, mas as Eight quase não tem problemas em finalizar o plano.

“Oito Mulheres e um Segredo” comete seu crime apenas na ficção, pois o filme em si não soa desnecessário. É uma oportunidade de tiradas sarcásticas, sacadas inteligentes e muito charme, sem grandes pretensões de reinventar uma roda que está girando há anos no cinema.

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